Reescrevendo o futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JUSTIFICATIVA



A existência do alto índice de analfabetismo no Brasil se constitui como grave problema social que atinge milhões de pessoas maiores de quinze anos de idade que não completaram os quatro anos de escolaridade. Nesse grande contigente, estão inclusas cerca de 15 milhões de pessoas identificadas como analfabetas pelo censo de 1996 e, uma considerável parcela quedominam precariamente a leitura e a escrita. No Estado do Amazonas aproximadamente 36% dos habitantes, espalhados pela capital e municípios, encontram-se na condição de analfabetismo.


A constatação da gravidade do problema tanto à nível nacional quanto estadual e municipal, tem levado as autoridades governamentais e sociedade civil, por intermédio das instituições de ensino e pesquisa,implementar programas e projetos de alfabetização de jovens e adultos. No Amazonas, estado onde existe um dos maiores índices de analfabetismo, está sendo implementado, desde o início do ano de 2003 pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com os Governos Estadual e Federal, um projeto chamado “Reescrevendo o Futuro”, com o propósito de combater o iletrismo no Estado.


É defundamental importância que o projeto “Reescrevendo o Futuro” se caracterize como objeto de pesquisa, para realizar uma análise das práticas desenvolvidas pelos sujeitos responsáveis pela sua construção e concretização, procurando avaliar os efeitos ou impactos que as referidas práticas têm provocado nas pessoas, nas comunidades e nas dinâmicas dos municípios do Estado.


É fato, que nacondição de analfabetas as pessoas ficam impedidas de utilizar eficazmente as habilidades da leitura e escrita para continuar aprendendo, para acessar informações essenciais a uma inserção eficiente e autônoma nas diversas dimensões que caracterizam as sociedades contemporâneas.


Por isso, é imprescindível e relevante que a população amazonense, inserida no mundo contemporâneo, tenha acessoà educação básica de qualidade com vistas a atender as suas reais necessidades, frente as exigências relacionadas a diferentes dimensões da vida das pessoas: ao trabalho, à participação social e política, à vida familiar e comunitária, às oportunidades de lazer e desenvolvimento cultural.


Diante do problema da elevada da taxa de analfabetismo no Estado do Amazonas, suas conseqüências eàs exigências educativas crescentes nas sociedades contemporâneas, a participação da Universidade Federal do Amazonas por meio desse projeto de pesquisa é de fundamental importância, no sentido de encontrar respostas para as diversas indagações e contribuir para melhoria de ações futuras na área de alfabetização de jovens e adultos.











































2. OBJETIVOSOBJETIVO GERAL



• Analisar as ações desenvolvidas no projeto “Reescrevendo o Futuro”, considerando a participação dos sujeitos responsáveis pela sua elaboração, implantação e execução, com vistas a viabilizar política de combate ao analfabetismo, desenvolvimento humano e sustentável no Estado do Amazonas.









OBJETIVOS ESPECÍFICOS



• Discutir os fundamentos legaisdo projeto “Reescrevendo o Futuro”;
• Verificar as bases teóricas de sustentação do projeto;
• Investigar os princípios fundamentais que norteiam o projeto;
• Identificar os fundamentos políticos, pedagógicos e metodológicos do projeto;
• Sistematizar dados referentes aos resultados alcançados no decorrer do desenvolvimento do projeto;
• Relacionar a política educacional atuale sua interferência na concretização do projeto;
















3. PROBLEMATIZAÇÃO


Lançar o olhar epistemológico sobre o projeto “Reescrevendo o Futuro”, a partir dos diversos olhares dos sujeitos envolvidos desde sua implantação, significa desvelar as reais condições, princípios, práticas e resultados que sustentam sua construção e concretização, com vistas a contribuir na...
tracking img