Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO pOSITIVO
Filosofia

sustentabilidade
máriam joaquim

curitiba
Novembro - 2012

máriam joaquim

reutilização de materiais eletronicos

Trabalho apresentado ao Professor Eduardo Emerick, da disciplinade Filosofia, pela aluna Máriam Joaquim, portadora da matrícula 10121283, carteira F6, da turma 2M3.

positivo – ângelo sampaio
Curitiba
novembro - 2012

sumário
1.INTRODUÇÃO 2
2.DESENVOLVIMENTO: 3
2.1. PROBLEMATIZAÇÃO DOS ELETRÔNICOS. 3
2.2 HIPÓTESE 4
2.3 SOLUÇÃO 6
REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO
O homem descobriu que não pode mais retirar da natureza tudo o que precisa para as atividades produtivas sem dar nada em troca, a não ser destruição e poluição. Os recursos são finitos, e o fim realmente estará próximo se algo não for feito. É precisoreciclar, reutilizar, devolver ao ciclo econômico as matérias-primas não-renováveis, devidamente processadas.

2.DESENVOLVIMENTO:
2.1. PROBLEMATIZAÇÃO DOS ELETRÔNICOS.
Com o avanço da tecnologia no século XXI, encontramos diversos tipos de aparelhos eletrônicos, um mais tecnológico que o outro, capaz de fazerem coisas, que há pouco tempo atrás, era incapaz de ser realizado pelo ser humano. Oslixos eletrônicos, conhecidos também como e-lixo, do inglês e-wast, são um dos resíduos mais perigosos do momento, em questões de quantidade em que são encontrados, poluição, entre outros. Mas nem todos dão importância a esse tipo de lixo, sendo descartados em lugares impróprios e causando contaminações do meio ambiente e de lençóis freáticos. Os lixos eletrônicos são popularmente conhecidos, fazendoparte do dia a dia de cada pessoa do planeta, como por exemplo, mouses, computadores, teclados, telefones, celulares, câmeras, notebook, geladeira, micro-ondas, entre vários outros aparelhos eletrônicos mostrando uma pequena parte da imensa quantidade de tecnologia que tornam as nossas vidas mais dependentes desses objetos. Devido a sua péssima disposição final e sendo descartado de formaincorreta, em locais não apropriados, pode gerar uma enorme poluição, já que é produzida por substâncias nocivas a saúde e ao meio ambiente.
Pesquisas apontam que aproximadamente cinco por cento de todo o lixo que se é despejado em todo o mundo, gira em torno dos eletrônicos, o que representa cinquenta milhões de toneladas de lixo jogados fora todos os anos somente de eletrodos. No Brasil, estima-se queexistam dois quilos e meio por habitante desse tipo de lixo, representando menos de um por cento de produção de lixo no mundo. Estudos feitos por universidades brasileiras apontam que até o final deste ano, 2012 (dois mil e doze), somente o numero de computadores chegará à marca histórica de cem milhões de unidades.
Atualmente, 40% (quarenta por cento) são encontrados em forma deeletrodomésticos. As indústrias brasileiras fabricam por ano dez milhões de computadores e só de celulares, são mais de cento e cinquenta milhões fabricados, quase nenhum deles sendo reciclados após sua vida útil. Dos 150 milhões, estimasse apenas dois por cento são corretamente descartados, e os outros noventa e oito por cento ou são guardados em casa ou despejados no lixo comum, trazendo inúmeros danos ao meioambiente.

2.2 HIPÓTESE
Para se ter ideia de como a quantidade de lixo está aumentando de forma assustadora, uma pessoa nos Estados Unidos troca seu equipamento eletrônico de dezoito meses a dois anos, fazendo crescer ainda mais o numero de lixo depositado irregularmente.
Como já foi citada no começo do trabalho, a tecnologia está tão avançada, onde o que a pouco tempo atrás demorava anospara até então a novidade chegar ao país, atualmente quanto mais o tempo passa, inúmeras outras novidades aparecem e fazem com que as pessoas busquem se igualar, de certo modo, o quanto mais rápido possível, não só por vaidade e sim por serem requisitados.
Os materiais utilizados para fabricar um computador hoje em dia, são retirados da natureza, onde devolver ao ciclo produtivo metais nobres...
tracking img