Sustentabilidade x engenharia civl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE DO CASE: SUSTENTABILIDADE X ENGENHARIA CIVIL
Paulo Mendes Marinho de Souza
Débora Vilas Bôas

1 DESCRIÇÃO DO CASO
É evidente o crescimento atual das áreas que atuam a engenharia civil, fruto de alguns fatores, entre eles, o grande número de engenheiros formados (32 mil engenheiros civis por ano) e da valorização deles, do aumento do crédito imobiliário com uma demanda de 30milhões de imóveis nos próximos anos, da grande pendência habitacional, havendo um déficit de 10 milhões de moradias, entre outras.
A engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como construções habitacionais, pontes, viadutos, estradas,  barragens. Obras essas que geram grandes benefícios para a sociedade. Entre eles estão a criação de empregos, o que leva a movimentaçãoda economia, construção de moradias e construção de infraestruturas importantes para população.
Porém a atuação da engenharia civil possui um lado ruim. Junto com a expansão da engenharia houve um aumento dos danos gerados a natureza e redução dos recursos necessários para gerações futuras. O que contraria o ideal sustentável, a ideia que deveria estar atrelado a qualquer tipo de desenvolvimentoe crescimento.
O engenheiro civil possui um grande papel dentro da sociedade, pois ele é responsável pela construção das principais infraestruturas que irão beneficiar a população como hospitais, escolas, pontes e estradas. E é responsabilidade social desse profissional garantir que essas obras sejam mais viáveis possível, dentro de uma perspectiva econômica e sustentável. Devendo ser analisadoa real necessidade da obra, os bens que trarão a população, os impactos em geral e por fim deve haver um balanceamento entre os pós e contras.
A engenharia civil é ampla, ela é divida em cinco grandes especialidades: construção civil e urbana, ambiental e sanitária, estruturas e fundações, transporte, solo e geotecnia. Por ser muito ampla analisaremos somente duas das grandes áreas, apontandoaspectos positivos e negativos.


2 Construção civil e urbana
A construção civil é uma área muito ampla, onde se faz uso de conhecimentos técnicos e gerencias para execução de obras públicas e privadas, e em desenvolvimentos comercias. Nesse ramo há aplicação de princípios como planejamento, organização, financiamento, gerenciamento e operação de empresas de construção. O engenheirocivil é responsável por toda parte de planejamento e gerenciamento do projeto.
a. Pontos positivos
* Oferta de empregos
A construção civil é um dos setores que atualmente mais oferece oportunidades de trabalho, devido ao processo da expansão urbana, que reuni um grande contingente de obras, o que exige uma grande demanda de trabalhadores.
* Utilização de iluminação natural
A luzé um fator importante para uma construção sustentável. Segundo a doutora em Tecnologias Energéticas e Ambientais, Claudia Amorim, a energia elétrica usada em edifícios corresponde a 45 % do consumo total de energia elétrica no Brasil. Sendo assim a adoção do aproveitamento da energia natural pela construção civil é uma alternativa que além de diminuir gastos, reduz o consumo de energia e logo osdanos gerados ao meio ambiente.
* Utilização de ventilação natural
Gastos com ventilação são altos, a utilização de condicionadores de ar, ventiladores e aquecedores geram um grande aumento no consumo de energia. No Rio de Janeiro, por exemplo, somente o uso do ar condicionado é responsável por um aumento de 166% no gasto de energia, segundo a Light, concessionária que administra ofornecimento de eletricidade em 31 municípios fluminenses.
A utilização da ventilação natural para climatização torna essa parte da construção mais sustentável. É uma alternativa bastante viável, principalmente no Brasil, que é um país com baixa amplitude térmica diária e sazonal. Dessa forma além de ser elevar a qualidades de vida dos ocupantes, pois melhora a qualidade do ar, reduz a presença de...
tracking img