Superdotados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DE SUPERDOTADO

Quando se fala em altas habilidades/superdotação, diversas são as abordagens sobre o tema. Enquanto a neurobiologia valoriza os mecanismos cerebrais, a psicopedagogia social busca fatores psicológicos, educacionais e sociológicos que possam determiná-las, e a genética ressalta o papel dos gens. As dificuldades na escolha de um conceito de superdotação não residemapenas nas diferentes concepções sobre o conceito em si mesmo, mas, no que pode ser incluído no seu âmbito.
Gallagher (1979) chama a atenção para o fato de que o conceito de superdotação está ligado à cultura. Para muitos professores, os alunos superdotados fazem o melhor trabalho da turma, participam avidamente das atividades de classe e completam as tarefas com rapidez. Outros reconhecem alto nívelem estudantes que demonstram profundidade de pensamento e sensibilidade por suas observações e pelo tipo de perguntas que fazem. Poucos percebem o de discórdias e o não conformista como possível aluno superdotado. A literatura especializada aborda com frequência a superdotação e o talento como termos com dois pontos em comum: se referem a habilidades e estão acima da média da população. Para osenso comum, a habilidade intelectual é superdotação e a habilidade artística é talento.
Embora estas questões de terminologias ainda aflorem, a atenção tem se concentrado em proporcionar a cada um dos alunos com capacidade acima da média, oportunidades para seu desenvolvimento. A fundamentação teórica é importante e os exemplos que se seguem não são excludentes, se complementam.
Embora asquestões de terminologias não sejam importantes, pois a atenção deve ser maior em proporcionar a cada um dos alunos com capacidade acima da média, oportunidades para seu desenvolvimento, a fundamentação teórica é importante.


Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowsky (TDP)
A TDP tem implicações consideráveis para explicar o desenvolvimento emocional do superdotado, tornando-se importante paraentender os padrões de crescimento e os desafios daqueles que tem altas habilidades. Dabrowsky, psicólogo polonês, identificou cinco áreas de superexcitabilidade: psicomotriz, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional. Chamou este processo de desintegração positiva porque o crescimento e o desenvolvimento delas era acompanhado de angústia e ansiedade. As superexcitabilidades são uma elevadahabilidade inata para perceber estímulos e responder a eles.

Modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné
.Gagné propõe que a superdotação está associada à habilidade intelectual geral – fator “ g “, enquanto que o talento indica destrezas mais específicas. Identificou cinco atitudes: intelectual, criativa, sócio-afetiva, sensomotora e percepção extrasensorial. Neste modelo, ashabilidades naturais atuam como material para os elementos constituintes dos talentos; a superdotação se refere a medidas de potencial, habilidades não treinadas, enquanto o talento se reserva especificamente para rendimentos alcançados como resultado de um programa sistemático de formação e prática.


O Círculo dos Três Anéis de Renzulli
Teoria formulada por Renzulli na década de 70, apresenta umaconceituação centrada mais na atuação que na potencialidade, onde sustenta um modelo que não se atém ao Quociente Intelectual, mas à confluência de três fatores: habilidade acima da média, compromisso com a tarefa (motivação) e criatividade elevada. A habilidade acima da média permanece relativamente estável e não necessita ser excepcional; a criatividade se refere à flexibilidade e àoriginalidade do pensamento e o comprometimento com a tarefa refere-se à persistência, dedicaçâo, esforço e autoconfiança. A partir de sua caracterização, Renzulli conclui que a superdotação é relativa ao tempo, à pessoas e às circunstâncias, isto é, os comportamentos superdotados têm lugar em determinadas pessoas (não em todo o mundo), em determinados momentos e em determinadas circunstâncias (não em todo...
tracking img