Superdotado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAAC – FACULDADE AFONSO CLÁUDIO

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO AFONSO CLÁUDIO


ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

CURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL TURMA A
CLAUDIO PEREIRA MAGALHÃES


SUPERDOTADO

Uma pessoasuperdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler. Alguns estudiosos acreditam que há fatores ligados à genética e a estímulos externos para o desempenho cerebral dos superdotados, sendo que a diferença entre um indivíduo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não aquantidade de neurônios.
São consideradas superdotadas e talentosas, as pessoas que apresentam notável desempenho, e/ou elevada potencialidade em qualquer dos aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica especifica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes visuais, para artes dramáticas e música e capacidadepsicomotora.
Os superdotados não são gênios, porém podem tornar-se de acordo com suas habilidades. Existem gênios que não são superdotados e existem superdotados que não se tornam gênios. A visão de mundo dos superdotados mostra-se particular, já que apresentam ações e reações que podem ser identificadas, previstas e até observadas, pois sua percepção em relação ao meio-ambiente é superior à dasdemais pessoas, o que o torna mais sensível.

O desenvolvimento dos talentos e o papel dos educadores
Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem oesclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos desuperdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias.

Elementos importantes na superdotação
Extrema facilidade para aprendercoisas novas, curiosidade intensa, raciocínio rápido, habilidades surpreendentes. Estas são apenas algumas das características da superdotação, que faz parte da personalidade de 1% da população brasileira, ou 380 mil crianças em idade escolar. O assunto é polêmico, pois confunde pais e professores, que não sabem identificar nem lidar com a situação. Por causa disso, muitas vezes essas crianças podemdesenvolver problemas de relacionamento e de auto-estima. Saiba como descobrir se seu filho é superdotado e o que fazer para que ele seja devidamente valorizado e estimulado.
Diferentemente do que se imagina, superdotação não é sinônimo de genialidade ou capacidade de tirar nota máxima em tudo. As pessoas que possuem esse dom apresentam habilidades visivelmente diferenciadas da maioria daspessoas da sua idade, e isso vai além de um bom desempenho nos estudos. Tais potencialidades podem ser conferidas nos mais diversos campos, como música, arte, linguagem falada ou escrita, raciocínio abstrato e memória, por exemplo. E os sinais mais freqüentes disso podem ser detectados pelo alto grau de motivação e curiosidade, grande interesse por um determinado assunto, elevado empenho pessoal e...
tracking img