Superdotados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
superdotados!!
RESUMO – A superdotação ainda se constitui um enigma para a Ciência e poucos estudos investigam esse fenômeno no Brasil. Conseqüentemente, muitos talentos nem mesmo são identificados. Esse estudo objetivou identificar o número de alunos considerados talentosos por seus professores, nas escolas públicas estaduais do ensino fundamental da cidade de Bauru - SP. Foram enviados 1408questionários para professores de 1408 salas de aulas. Destes, retornaram 958. O resultado mostrou que 41% dos professores consideram ter em suas salas alunos talentosos e a maioria desconhece as necessidades desta população e os programas previstos para desenvolver os talentos. Descritores – Superdotação; talento; altas habilidades. ABSTRACT – The giftedness is still an enigma for the Science andin Brazil few studies investigate this phenomenon. Consequently, many talents were not even identified. This study aimed to identify the number of students considered talented by their teachers enrolled in elementary public schools in the city of Bauru. It was sent a 1408 questionaires for teachers from a 1408 classrooms. From this total, 958 returned. The results show that 41% of the teachersconsidered having talented students. The found categories showed that the teachers ignore the concept of giftedness and the existing programs. Key-words – Exceptionality; giftedness; talents; high abilities.

––––––––––––––––––––––––––

–––––––––––––––––––––––––

INTRODUÇÃO
A superdotação sempre despertou interesse em todas as sociedades. Na Grécia, Platão procurava jovens de inteligência maiselevada a fim de educá-los para liderança do Estado, enquanto que os chineses seleciona* Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. ** Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Artigo recebido em: julho/2004. Aprovado em: dezembro/2004.

Educação
Porto Alegre – RS, anoXXVIII, n. 1 (55), p. 45 – 64, Jan./Abr. 2005

46

Maria Amélia Almeida;Vera Lúcia M. F. Capellini

vam “os mais sagazes” para os postos de governo. Há um fascínio em todos os povos pelos "mais capazes" (ALENCAR, 1994; RENZULLI e REIS, 1986; TELFORD e SAWREY, 1988). O primeiro estudo científico registrado sobre superdotados remontam aos relatórios de Galton (1869) versando sobre pesquisasgenéticas. Ele tentou demonstrar que as aptidões naturais das pessoas derivavam da hereditariedade, exatamente da mesma forma que as características como estatura e outros atributos físicos, conforme Telford e Sawrey (1988). Entretanto, a pesquisa de Lewis M. Terman, de 1925, a partir de reformulações dos testes de Binet, de 1916, despontou como obra máxima sobre inteligência superior, pois oautor se debruçou durante 35 anos no acompanhamento de um grupo de superdotados. Logo, a primeira definição reconhecida cientificamente é de Terman, de 1925, que utilizou para identificação escores de QI acima de 135 no teste de inteligência de Standford-Binet. As pesquisas mais respeitadas e mais recentes da área têm chegado à conclusão de que existem pessoas superdotadas em todas as sociedades,independente de classe social, condição socioeconômica, credo, cor, etnia e nível de escolaridade (FREEMAN e GUNTHER, 2000; HALLAHAN e KAUFFMAN, 2003; ROBERTS, 2003). Não se sabe ainda a origem da superdotação, mas o pensamento dominante é que seja uma combinação de causas endógenas (genéticas, congênitas e hereditárias) e fatores ambientais (HALLAHAN e KAUFFMAN, 2003; ROBERTS, 2003). O conceitosuperdotado tem sofrido modificações de acordo com a época e o contexto sócio cultural. Por muitos anos, cientistas definiram crianças superdotadas baseando-se na relação entre habilidades superior e capacidade intelectual. Em 1958, Abraham (apud TELFORD e SAWREY, 1988) relatou que um de seus estudantes descobriu 113 definições diferentes dos superdotados, ao preparar uma monografia de final de...
tracking img