Uso do multimetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Usar o Multímetro

Usar um multímetro é algo muito importante para quem trabalha em informática, na área da electrotecnia e electrónica, é um aparelho que nos permite fazer medições de grandezas eléctricas.
Serve de grande ajuda nas mais variadas situações sendo indispensável, e obrigatório.
Vou direccionar este pequeno how to para a informática não havendo grande necessidade de algo muitoexplicativo e intensivo, a ideia é apenas mostrar os aspectos mais importantes como funciona e como se usa.

O Multímetro: É um aparelho que permite a medição de várias grandezas eléctricas, tais como intensidades de corrente, tensões eléctricas, resistência eléctricas, capacidades, indutâncias, frequências, temperaturas, entre outras…
Existem dois tipos de multímetro, os analógicos e osdigitais, vou aqui abordar apenas os digitais pois são mais fáceis de utilizar e a visualização do valor é imediata e são também os mais fáceis de encontrar, até nos chineses, vejam lá!!
Como já deu para reparar este pequeno aparelho permite várias leituras reduzindo assim a necessidade de usar vários para as diferentes grandezas.
Mas antes de avançarmos mais, acho necessário que se tenha umas noçõesmuito básicas sobre electricidade para que se saiba o que se vai medir e porquê.

Corrente Eléctrica:

A electricidade é uma forma de energia, que é comum a toda a matéria.
Os átomos são constituídos basicamente por um núcleo (protões e neutrões) e por electrões que giram em torno desse núcleo.
Quando se diz que um corpo está carregado positivamente, diz-se que tem falta de electrões, equando está carregado negativamente, tem electrões em excesso.
Ao movimento orientado dos electrões do potencial negativo para o positivo, dá-se o nome de corrente eléctrica, mas este fenómeno só acontece se houver diferença de potencial entre eles estiverem interligados por meio de um material condutor
Existem vários tipos de corrente, mas apenas vou falar na corrente contínua (CC, DC) e nacorrente alternada (CA, AC).
A corrente proveniente da rede eléctrica nacional e alternada sinusoidal, tem uma determinada frequência, que no nosso país é de 50Hz, ou seja 50 alternâncias por segundo, onde a tensão e a corrente variam no tempo, e mudam o seu sentido, não sendo unidireccional e representa-se por um gráfico deste género:

A corrente contínua não é proveniente da rede eléctrica, namaioria das vezes resulta da rectificação da corrente alternada, que é o que acontece nas fontes de alimentação dos computadores, e pode ser proveniente de pilhas, baterias e não só.
Neste caso não existe mudança de sentido e o gráfico poderá ser deste género, podendo ser completamente contínua ou ter oscilações, mas sempre com uma única direcção:

Grandezas Eléctricas:

Bem depois de umaexplicação muito resumida, sobre a corrente eléctrica, talvez seja a oportunidade de passar para as grandezas que caracterizam este fenómeno.
Antes de passar para as medições das mesmas, vou tentar resumir algumas das grandezas mais usadas, e as principais que um multímetro comum consegue medir.

Potencial Eléctrico. Diferença de Potencial

A grandeza física potencial eléctrico, representa-se porV, e tem como unidade no SI (Sistema Internacional de Unidades) o volt, este nome está relacionado com o nome do cientista italiano Alessandro Volta (1745-1827), que se destacou pela criação do primeiro gerador electroquímico, conhecido por pilha de Volta.
Para que haja uma corrente eléctrica são necessários dois potenciais diferentes ligados entre si por um meio condutor, a isto designa-se pordiferença de potencial (d.d.p.). Também é comum dizer-se tensão (U), ou voltagem.
Para medir essa diferença de potencial utiliza-se um Voltímetro, que está incluído nos mais vulgares multímetros, a tensão é sempre medida em paralelo, nunca em serie senão puff fez-se o chocapic!!! O voltímetro tem duas pontas de prova, uma vermelha e uma preta, a vermelha é ligada ao potencial positivo e a preta...
tracking img