Spice - software process improvement and capability determination

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Maria

SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination) ISO 15504

Alexandre Pasetto, Fernando Faé, Guilherme Hoffmann, Júlio Vieira e Pablo Mahmud

 Introdução
ISO 15504, também conhecido como SPICE (sigla em inglês para Melhoria do Processo de Software e Determinação de Capacidade), é um conjunto de documentos técnicos para o processo dedesenvolvimento de softwares computacionais e funções de gestão de negócios relacionados. Ela foi derivada do processo de ciclo de vida do padrão ISO 12207. Ela cobre todos os aspectos da Qualidade do Processo de Software e está sendo elaborada em conjunto de cinco centros técnicos do mundo: EUA, Canadá e América Latina, Europa, Pacífico Norte e Pacífico Sul. Existe um grupo de estudos da ABNT queestá participando deste processo, além de trabalhar na tradução das versões preliminares da norma para o português. A SPICE é o modelo de referência para os modelos de maturidade (consistindo em níveis de capacidade que por sua vez, consistem nos atributos do processo e também em práticas genéricas), dos quais os avaliadores podem colocar as provas que recolheram durante a sua avaliação, de modoque eles podem dar uma determinação geral sobre a capacidade da empresa para a entrega de produtos (software, sistemas e serviços de TI)

 História
Um grupo de trabalho se formou em 1993 para fazer um rascunho do padrão internacional e utilizou a sigla SPICE. Inicialmente, SPICE era a sigla de “Software Processes Improvement and Capability Evaluation” (Melhoria do Processo de Software eAvaliação da Capacidade). A primeira versão da norma focou exclusivamente no processo de desenvolvimento de software. Esta versão foi expandida para cobrir todos os processos relacionados ao negóci o de software (gerenciamento de projeto, gerenciamento de configuração, segurança de qualidade, etc.). A lista de processos cobertos era:       Organizacional; Gerenciamento; Engenharia; Fornecimento;Suporte; Operações.

Em uma revisão principal ao rascunho da norma em 2004, o modelo de referência de processo foi removido e agora é relacionado à ISO 12207.

 A norma ISO 15504
A norma atualmente é composta por seis partes. A sétima parte está atualmente num estágio final de rascunho e a oitava parte já começou a ser trabalhada.

 Modelo de referência: O modelo de referência define adimensão do processo e a dimensão da capacidade. A dimensão do projeto defini a divisão do processo em cinco categorias de processamento: Processo Descrição CUS – Cliente-Fornecedor: processos que impactam diretamente em produtos e serviços de software no fornecimento para o cliente; CUS.1 Adquirir software CUS.2 Gerenciar necessidades do cliente CUS.3 Fornecer software CUS.4 Operar software CUS.5Prover serviço ao cliente ENG – Engenharia: processos que especificam, implementam ou mantém um sistema ou produto de software e sua documentação ENG.1 Desenvolver requisitos e o projeto do sistema ENG.2 Desenvolver requisitos de software ENG.3 Desenvolver o projeto do software ENG.4 Implementar o projeto do software ENG.5 Integrar e testar o software ENG.6 Integrar e testar o sistema ENG.7 Manter osistema e o software SUP – Suporte: processos que podem ser empregados por qualquer um dos outros processos SUP.1 Desenvolver a documentação SUP.2 Desempenhar a gerência de configuração SUP.3 Executar a garantia da qualidade SUP.4 Executar a verificação dos produtos de trabalho SUP.5 Executar a validação dos produtos de trabalho SUP.6 Executar revisões conjuntas SUP.7 Executar auditorias SUP.8Executar resolução de problemas MAN – Gerência: processos que contém práticas de natureza genérica que podem ser usadas por quem gerencia projetos ou processos dentro de um ciclo de vida de software MAN.1 Gerenciar o projeto MAN.2 Gerenciar a qualidade MAN.3 Gerenciar riscos MAN.4 Gerenciar subcontratantes ORG – Organização: processos que estabelecem os objetivos de negócios da organização ORG.1...
tracking img