Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
2º SEMESTRE
Disciplina:Gestao de Pessoas


Disciplina: Gestão de Pessoas



Osasco/SP
21/04/2012

Etapa 1

Passo 1 – Conceito de Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas
A moderna Gestão de Pessoas consiste emuma junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Várias questões influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade e outros.
Na atualidade os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso onde osempregados podem ser vistos como parte produtiva.
Nas organizações que aderiram a esta nova maneira de gestão, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento são tratados como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro e sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas a maior comprometimento e responsabilidade com as organizações deixando de unicamenteaguardar ordens mais sim contribuindo com ideias para um maior desenvolvimento onde todos ganham.
A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização aocolaborador.
As alterações não devem ser impostas, mas sim, trabalhadas, considerando-se o mercado, o produto, o ambiente da organização e o comprometimento de todos dentro dela.
Cabe também a Gestão de Pessoas:
As descrições e analises dos cargos
O planejamento do RH
Recrutamento
Seleção
Orientação
Avaliação de desempenho
Remuneração
Treinamento e Desenvolvimento
Relações sindicaisSegurança
Saúde e Bem estar
A ARH refere-se ás políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas.
Basicamente: Agregar pessoas as incluindo no processo, Aplicar pessoas as orientando e acompanhando, avaliando seu desempenho; Recompensar pessoas- Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas- Treinamentos; Manter pessoas- dar suporte para que elasse sintam bem dentro da organização; Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas.
Estes processos são dependentes uns dos outros e devem se complementar. A ênfase hoje está em práticas de organizações onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos. Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.
O conhecimento e o potencial humano é a grandearma para manter-se no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, cliente, funcionários) são vistos como parceiros têm mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.
Passo 2 –
Filme Tempos Modernos / Moderna Gestão de Pessoas
O filme Tempos Modernosrefere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização. Foi filmado em 1930, mas a situação apresentada é muito atual.
Retrata a opressão vivenciada pelos operários em uma grande fábrica que é explorado e estimulados a produzirem cada vez mais, mostram o processo de produção de forma repetitiva e desgastante, que se relaciona com a forma que estamos lidandocom o avanço da tecnologia, a questão do tempo numa sociedade que é obrigada a se mover com extrema rapidez para poder se enquadrar as exigências de mercado.
Define como estamos sendo integradas as engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que completam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo.
Cenas em que os trabalhadores na hora de entrada na...
tracking img