Clps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos dividir os CLPs historicamente de acordo com o sistema de programação por ele utilizado:
1a. Geração : Os CLPs de primeira geração se caracterizam pela programação intimamente ligada aohardware do equipamento. A linguagem utilizada era o Assembly que variava de acordo com o processador utilizado no projeto do CLP, ou seja , para poder programar era necessário conhecer a eletrônica doprojeto do CLP. Assim a tarefa de programação era desenvolvida por uma equipe técnica altamente qualificada.

2a. Geração : Aparecem as primeiras “Linguagens de Programação” não tão dependentesdo hardware do equipamento, possíveis pela inclusão de um “Programa Monitor “ no CLP , o qual converte as instruções do programa , verifica o estado das entradas, compara com as instruções do programado usuário e altera o estados das. As memórias depois de programadas eram colocadas no CLP para que o programa do usuário fosse executado.

3a. Geração : Os CLPs passam a ter uma Entrada deProgramação, onde um Teclado ou Programador Portátil é conectado, podendo alterar, apagar , gravar o programa do usuário, além de realizar testes no equipamento e no programa. A estrutura física tambémsofre alterações.

4a. Geração : Os CLPs passaram a incluir uma entrada para a comunicação serial. Com o auxílio dos microcomputadores a tarefa de programação passou a ser realizada nestes. Asvantagens eram a utilização de várias representações das linguagens, possibilidade de simulações e testes, treinamento e ajuda por parte do software de programação, possibilidade de armazenamento de váriosprogramas no micro, etc.

5a. Geração : Atualmente existe uma preocupação em padronizar protocolos de comunicação para os CLPs, de modo a proporcionar que o equipamento de um fabricante “converse”com o equipamento outro fabricante, não só CLPs , como Controladores de Processos, Sistemas Supervisórios, Redes Internas de Comunicação e etc., proporcionando uma integração afim de facilitar a...
tracking img