Merchandising

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCHANDISING



Andresa Juliana Salla


Natalia L. M. Rodrigues

Soiara Nagel
Prof. Deise Bilinski
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - FAMESUL
Administração Marketing (MKT 71) – Promoção e Propaganda
09/05/12



1 RESUMO


O merchandising é considerado uma das ferramentas mais importantes para a promoção e propaganda de um produto, por ter métodos e meios queatingem o consumidor e estimulam a compra, e através deste estudo buscou-se identificar como ela é conceituada e aplicada no amplo mundo do marketing. A pesquisa bibliográfica efetuada mostra que vários autores falam sobre merchandising de formas diferentes, mas no final são identificados os mesmos objetivos. Por meio deste trabalho o grupo pôde realizar um estudo aprofundado sobre o tema e assim,atingir um conhecimento maior para poder falar sobre e praticar o merchandising.

Palavras-chave: Merchandising; Marketing; Promoção.



1 INTRODUÇÃO


Atualmente, para se manter competitiva no mercado, toda empresa precisa desenvolver atividades de marketing planejadas e orientadas para os objetivos estabelecidos. A promoção e a propaganda são áreas que permitem levar o produto/serviçoao lugar mais próximo do consumidor, desde o ponto-de-venda até a própria casa.


São várias as ferramentas disponibilizadas ao profissional de marketing, e o merchandising é uma delas. Ele está presente constantemente no dia-a-dia das pessoas, nas lojas, outdoors, programas de televisão, etc. Suas estratégias são essenciais quando o objetivo do marketing é atingir o consumidor de maneirarápida e eficaz, visando estimular a compra por impulso.


No decorrer deste trabalho, serão apresentados os conceitos de merchandising, criados por vários autores da gestão de marketing e da propaganda, os tipos de merchandising e as operações a ele atribuídas. Também será relatado o produto que o grupo estará utilizando para fazer merchandising e a forma que o fará.




2 MERCHANDISINGA palavra inglesa merchansiding adaptada à nossa realidade significa operação com mercadorias. “Merchandising é o conjunto de ações táticas no ponto-de-venda, envolvendo exposição e apresentação do produto para estimular o consumidor a comprar. Seu objetivo básico é proporcionar um giro maior de produtos, por meio da criação de cenários no ponto-de-venda.” (HONORATO, 2004, p. 289)


Omerchandising consiste no planejamento e na implantação da promoção de um produto ou serviço no mercado, considerando variáveis como tempo, lugar, quantidade e preço ideais para atingir a maior aceitação possível dos consumidores.


“Merchandising é o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. É a planificação necessária para que se possa efetuar – com rendimentoideal – o marketing. É, até certo ponto, uma previsão de consumo do produto do ponto de vista de sua aceitação [...].” (SANT’ANNA, 2002, p. 21)

Alguns autores conceituam merchandising como a comunicação no ponto-de-venda. Para Nardis (2010, p. 301) “a comunicação no ponto-de-venda ou merchandising é o conjunto dos instrumentos de comunicação, promoção, demonstração e exposição do produto noponto-de-venda, visando a estimular a compra imediata pelo consumidor”.

”São operações de merchandising: exposição e apresentação adequadas dos produtos; verificação dos níveis de estoques; verificação dos preços; verificação da data de validade dos produtos; treinamento adequado nos locais; comunicação adequada nos locais; atenção de área de vendas compatíveis; verificação do estado domaterial no ponto-de-venda; amostragem e demonstração de produtos no ponto-de-venda.” (LAS CASAS, 2009, p. 301)

Através destes conceitos é possível notar a importância que o merchandising possui, pois destaca o produto, aumenta o ritmo do giro e estimula compras por impulso. De acordo com Honorato (2004, p. 290), as seguintes ferramentas e materiais são disponibilizados pelo merchandising:...
tracking img