Sos riacho fazendinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“CONSCIENTIZAÇÃO: UM PASSO PARA A PRESERVAÇÃO DO RIACHO FAZENDINHA”

APRESENTAÇÃO
O SOS Riacho Fazendinha foi concebido visando atender a demanda do Centro de Ensino Cesar Marques por um Projeto de Educação Ambiental continuo, entendendo que a construção do conhecimento tem por principio o raciocínio global do conhecimento, a construção “do todo” em vez da “particularização do conhecimento”.É a partir deste principio que os professores juntamente com a direção adjunta do Centro de Ensino passaram regulamente a se reunir a fim de introduzir no Centro um projeto que atendesse estes requisitos.

O Projeto visa aglutinar todas as disciplinas num foco em comum sem que ocorra perda “do aprender”, “do construir” o conhecimento.
Na dinamização do projeto, os docentes realizaram um estudoidentificando ocupações irregulares (muito próximas do curso d’água) e grande quantidade de resíduos sólidos despejados nas margens e entorno do Riacho, além de esgoto residencial, assoreamento e destruição da mata ciliar. O grupo elaborou um projeto de recuperação do Riacho, objetivando ações de sensibilização, conscientização da comunidade e do poder público no sentido de providenciar a análiseda água, limpeza, reflorestamento, recuperação, com vistas à conservação da fauna e flora ali existentes. É um projeto que se configura com uma abertura para a colaboração de todos os segmentos da escola para implementá-lo e inseri-lo no dia-a-dia da escola.

JUSTIFICATIVA

I.

Necessidade de conhecer e de avaliar a realidade da ocupação geopolítica, econômica e social das margens do RiachoFazendinha, na cidade de Caxias / MA
Formação de novos cidadãos, conscientes de sua responsabilidade na mudança de mentalidade e das práticas conservacionistas do meio ambiente; Preparação do aluno para que saiba enfrentar uma situaçãoproblema com capacidade de resumir idéias e propor sugestões criativas de mudanças com competência argumentativa, não deixando de respeitar todas as culturas comética e responsabilidade. Correlação de teor interdisciplinar inserido nos problemas da comunidade local, desenvolvendo no aluno a responsabilidade de manter o equilíbrio ecológico através de ações preservadoras ambientais.

II.

III.

IV.

OBJETIVO GERAL
Sensibilizar e conscientizar os corpos docente e discente do CE César Marques, quanto à necessidade de preservação do meio ambiente, emespecial a área do Riacho Fazendinha.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Promover a educação ambiental na escola, enriquecendo o currículo de modo que a comunidade escolar adote posturas e hábitos de preservação ao meio ambiente; II. Sensibilizar a comunidade próxima ao riacho da importância de preservá-lo, mudando os hábitos e costumes, em relação ao uso do riacho como receptor de esgoto, dejetos eoutros; III.Propiciar aos alunos o reconhecimento do bairro em que moram e de seus problemas ambientais.

OS CINCOS MOMENTOS DO PROJETO 1º momento: Contextualização (tornar o conteúdo a ser trabalhado familiar aos aprendizes por meio de uma grande sensibilização) a. Apresentação dos locais a serem visitados para que os alunos iniciem a pesquisa;

b.
c.

Coleta de dados e preparação para avisita;
Divulgação dos temas a serem abordados;

d. e.

Inserção do aluno na realidade social de que ele faz parte para, posteriormente comparar com outras realidades; Seleção de materiais, textos para leitura que conduzam aos vários temas propostos.

2º momento: Experiência (interação entre os conteúdos x conhecimento x prática);

a.
b.

Levantamento de dados;
Preparação dasentrevistas;

c.
d.

Pesquisas e leituras;
Visita aos locais previamente estabelecidos.

3º momento:
Reflexão (é o momento de dar sentido, tornando consciente algo que anteriormente ainda não discriminávamos);

a. b.
c.

Estabelecimento das relações entre os dados coletados e as informações obtidas através de visitações; Leituras, interpretações, análises, comparações de dados;
Reflexão...
tracking img