Mercado de capitais e bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ALYSSON CLEZAR
JAQUELINE JOSIWANA STEFFENS
LISLAINE LESSA
PAULINO RONALDO DE SOUZA

MERCADO DE CAPITAIS E BOLSA DE VALORES

Araranguá
2011
1 CASOS DE INSIDER

Insider é a utilização de informações relevantes sobre uma companhia, por parte das pessoas, que, por força do exercício profissional, estão "por dentro" de seus negócios, paratransacionar ações antes que tais informações sejam de conhecimento público. Assim, o insider compra ou vende no mercado a preços que ainda não estão refletindo o impacto de determinadas informações sobre a companhia, que são de seu conhecimento exclusivo. Para ilustrar uma situação de insider: "O diretor da Companhia Aberta X, a qual dedica-se à prospecção de minério, sabendo que ela realizara umagrande descoberta, passa a comprar no mercado as ações de sua emissão, sem notificar tal descoberta ao público. Após a divulgação pública da descoberta, que tem como consequência uma elevação na cotação em Bolsa de ações, o diretor passa a vender os títulos que havia comprado, ainda antes da "alta". Os lucros havidos, no caso, são evidentemente decorrentes da posse e utilização, em proveito próprio,de informação confidencial da empresa, a qual o insider havia tido acesso apenas pela posição que nela ocupava.
Um dos casos mais conhecidos de insider foi o da apresentadora de programas de televisão Martha Stewart, que foi presa por suas negociações com ações da empresa de biotecnologia ImClone em 2001, nas quais utilizou-se de informações passadas pelo CEO da empresa Samuel Waksal (HEMINWAY,2003).

EUA: Martha Stewart foi condenada a cinco meses de prisão por encobrir o crime econômico

A guru de estilo e decoração foi considerada culpada no caso da venda irregular de ações da empresa de biotecnologia ImClone. A empresária e apresentadora de TV U. S. Martha Stewart foi condenada a cinco meses de prisão, cinco meses da prisão domiciliária e liberdade condicional de dois anos, maispagamento de multa $ 30.000 (cerca de 19 milhões de pesos), a ser encontrado responsáveis ​​pelo crime para encobrir o crime e mentir para as autoridades a investigar um caso de utilização de informação financeira privilegiada.
A sentença foi menos de 10 a 16 meses de prisão que o pensamento analistas receberia o tribunal corporativo. Decretando em cinco meses de prisão e cinco meses de detençãoem casa do juiz, Miriam Cedarbaum, optou pelo menor pena possível de acordo com as diretrizes federais para um caso deste tipo.
Stewart foi julgada como resultado de sua participação na venda de 4.000 ações da empresa de biotecnologia ImClone em dezembro de 2001, pouco antes que seu valor caiu drasticamente na New York Stock Exchange. "Espero que os meses passem logo", disse Stewart fora dotribunal, acrescentando que "é um dia vergonhoso para mim, minha família e minha empresa amada." Ela observou que era "uma questão pessoal pequeno se tornou ao longo dos últimos dois anos em um evento fatal circo de proporções sem precedentes", que foi tratada com "mau e virulência" pelos promotores. Ela acrescentou que 200 pessoas de sua empresa, a Martha Stewart Omnimedia, perderam seus empregos porcausa do julgamento. "Eu vou voltar e fazer tudo o que você tem que fazer nos próximos meses. Estou acostumado a trabalhar duro e, como você sabe, eu não tenho medo. Eu só estou muito triste que tudo tenha ido tão longe", disse a empresária.
Walter Dellinger, advogado de Stewart, disse que há pelo menos cinco pontos que a defesa apresentada ao tribunal de apelação, incluindo alegações deperjúrio contra um especialista no caso e um júri.
Pouco depois de saber o veredicto, as ações da Martha Stewart Omnimedia subiu 2,86 dólares, ou 33 por cento, para 11,50 dólares. (EFE)

Bilionário é condenado por crime financeiro nos EUA

1 Raj Rajaratnam é acusado de negociar ações por meio de informações privilegiadas; sentença sairá em julho.

Um bilionário foi condenado nesta quarta-feira...
tracking img