A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE DA GUERRA

Autoria
Patrícia Francisco de Arruda*

Professor

Francisco Osório Porto**

(*) Acadêmico (a) 1º semestre de Processos Gerencias na Faculdade de Tecnologia América do Sul
(**) Professor de DireitoTrabalhista Francisco Osório Porto
INTRODUÇÃO

Escrito no séc. IV a.C., há cerca de 2.500 anos, por Sun Tzu o livro “Arte da Guerra” tem como a origem do próprio conceito de estratégia. Apesar de ser um tratado puramente militar, os conselhos e ensinamentos de Sun Tzu são perfeitamente adaptáveis ao mundo das empresas e dos negócios; basta para isso olhar para a concorrência como o inimigo e para omercado como o campo de batalha.
Sun Tzu, foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A ARTE DA GUERRA, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas. É uma obra original e valiosa porque é considerado o mais antigo tratado deguerra e hoje parece destinada a secundar a guerra das empresas no mundo dos negócios.

PALAVRAS – CHAVE: Metas, Sabedoria, Obediência, Sucesso.

PLANEJAMENTO INICIAL

Sun Tzu trata o assunto com clareza e objetividade, seja a orientação dos subordinados, seja a avaliação do adversário, seja a estratégia de ação, sempre de maneira metódica e em uma sequência lógica; esse fato explica aatualidade e as múltiplas aplicações do texto.
As condições ambientais tem grande relevância. O grande conhecimento prévio da situação climática, a época adequada e a hora, em função da localidade, tem influência direta no resultado da ação, que deve ser executada sempre no momento certo e em condições favoráveis.
Há varias possibilidades para um empreendimento executado sob condiçõesinadequadas em geral, isso acontece pela falta de previsões; ou, decisões displiscentemente postergadas; e pior, quando feito de forma equivocada; nesses casos, os resultados jamais serão os esperados Segundo o General para obter o sucesso é fundamental a sabedoria, sinceridade, humanidade coragem e exigência, sabendo conduzir seus funcionários e a própria empresa o administrador acarretará em bonsresultados.
Tu Mu diz: “Se acontecer de a sua força ser maior que a do inimigo, a fraqueza pode ser simulada para enganá-lo; mas se for inferior, ele precisa ser levado a acreditar que você é forte, para que possa se afastar.”.

Para uma administração coerente devem-se usar as seguintes “ordens”:
• Quando estiverem dez vezes mais estratégias que o inimigo cerque-o;
• Quandoestiver cinco vezes mais ataque-os;
• Quando tiver apenas o dobro, divida-o em dois, um para atacar a concorrência pela frente e outro para atacar pela reta-guarda;
• Quando tiver igualdade de forças, divida o grupo do inimigo e enfrente-o;
• Quando for inferior em número seja hábil para tomar à defensiva;
• Quando não for páreo para a concorrência, tenha a habilidade de evitá-lo.Embora uma concorrência seja menor, acaba sendo vencida pela maior.
Quando esta empresa estiver bem colocada, o resultado certamente será positivo, quando não for bem colocada, certamente o resultado será negativo.
A Arte da Guerra passa a analisar a importância fundamental da simulação: “Uma operação militar envolve simulação. Mesmo sendo competente, mostra-te incompetente. Emboraeficiente, aparenta ser ineficiente.” É como o Tao-Te King recomenda: “Quem tem grande habilidade mostra-se inapto.” O elemento surpresa, tão necessaário para a vitória com o máximo de eficiencia, depende deconhecer os outros sem ser por eles conhecido, de modo que o segredo e a informação distorcida são considerados artes essenciais. Falando de maneira geral, a luta corpo a corpo é o último recurso do...
tracking img