A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO






O livro A ARTE DA GUERRA apresenta um manual de estratégias de guerra e ações de comando que foi escrito a vinte cinco séculos atrás, entretanto, seus conceitos e premissas ainda são atuais. Sua autoria não é certa, dizem que foi escrito por um General filósofo chamado Sun Tzu que viveu na China aproximadamente em quinhentos anos antes de Cristo. Com inteligênciae argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, hierarquia, planejamento e motivação da tropa para vencer uma guerra. A ARTE DA GUERRA teve um forte impacto e influência em toda história daquele país e atualmente na história do ocidente também, pois se trata do mais antigo tratado de estratégia militar e considerado por muitos, o maior tratado de estratégia,que tem aplicações práticas não só na estratégia militar, mais também, na vida pessoal e profissional das pessoas, no mundo dos negócios, no mercado de ações, na política, no esporte, etc.


Neste contexto, o foco do trabalho será como os princípios da guerra podem ser adaptados às relações interpessoais, ao gerenciamento das organizações e nos afazeres do dia-a-dia, fazendo-se uma analogiados conceitos apresentados no livro com as aplicações no estudo atual da ciência da administração, levando-se em consideração, principalmente, as teorias da administração, os papéis, as habilidades e as competências requeridas ao administrador nas organizações e, também, as funções da administração de: planejar, organizar, dirigir e controlar.


A descrição dos assuntos e a apreciaçãocrítica serão por capítulos, não necessariamente na ordem, entretanto, os capítulos estarão relacionados e interpretados conforme o foco do trabalho, descrito no parágrafo anterior, fazendo-se a análise da validade ou da aplicabilidade dos conceitos e princípios da guerra expostos no livro com a ciência da administração, levando-se em consideração, também, a pertinência dos assuntos com adisciplina Introdução à Administração.


Este autor esclarece que não se trata de um trabalho de interpretações filosóficas ou literárias. Os esforços serão envidados para coadunar os assuntos que têm relação com os objetivos da disciplina Introdução à Administração, atualmente estudada.
















2. DESCRIÇÃO DOS ASSUNTOS






2.1 Capítulo 1


Oautor mostra que a guerra está presente na vida das pessoas e no Estado. A vitória e a sobrevivência dependerão de planejamento e do desempenho de cada comandante. Conseguirá êxito o líder que tem o povo ao seu lado; o comandante que está mais bem preparado, mais competente e disciplinador.


A guerra é um dos assuntos mais importante do Estado. É o campo onde a vida e a morte sãodeterminadas. É o caminho da sobrevivência ou da desgraça de um Estado. Assim, em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.


Para prever-se o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições e as de nosso inimigo, baseados em cinco fatores, que são: a influência moral - faz com que o povo fique em harmonia com seus líderes, levando-o a segui-los sem seimportar com a vida e o perigo; tempo - as condições e influências climáticas; terreno - conhecimento do terreno, distâncias e seus relevos que vão influenciar na vida e morte; comando - o líder deve demonstrar sabedoria, sinceridade, humildade, coragem e retidão; disciplina – respeito à hierarquia e às ordens.


Portanto, quando procurarem determinar suas condições militares, tomem suasdecisões tendo como base uma comparação desta forma:


Qual dos dois soberanos está impregnado com a Lei Moral?


Qual dos dois Generais tem mais competência?


Com quem estão as vantagens oriundas do tempo e do terreno?


Em que lado a disciplina é mais rigorosamente aplicada?






2.2 Capítulo 2


Segundo o autor a vitória deverá ser rápida....
tracking img