Arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LA SALLE
CURSO ADMINSITRAÇÃO
ALEX ALVES DE ALMEIDA
DOUGLAS GREGOLIN
LUIS TIAGO CARNETI
RAFAEL BABINSKI

RESENHA CRITICA
A ARTE DA GUERRA

Lucas do Rio Verde-MT
2012

1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

TZU, S. A Arte da Guerra. 7ª Ed. Cap. 05 e 06, p. 53 a 62. SÃO PAULO: CULTURA, 2004

2 CREDENDICIAS DO AUTOR

Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV a.C. e que nocomando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.
Foi um profundo conhecedor das manobras militares, escreveu A Arte da
Guerra, famoso livro chinês sobre técnicas militares.
Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são breves narrações de alguns fatos de sua vida.
Apesar dasespeculações sobre a sua vida e existência, a sua obra A arte da Guerra é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade.

3 CONHECIMENTO

Onde comandar muitos soldados se torna uma organização, no entanto se comandar poucos, também será uma organização, onde em uma luta seria a mesma coisa, lutando com muitos ou poucos.
Então paranão serem derrotadas, as operações surpresas podem ajudar muito, detendo o ataque do inimigo, isso mostra os pontos fracos e fortes.
Sendo assim em uma batalha é preciso seguir em frente, fazendo o inimigo ficar sem coragem, mantendo-o com medo, não reagindo. Então é preciso saber as limitações, onde se cair é só levantar e ir novamente para a batalha.
É preciso combinar as cinco notasfundamentais onde produziram muito mais sons, cores, sombras, sabores e gostos diferentes, com isso o inimigo fica perdido, então na vantagem estratégica sempre tem que ter a surpresa e seguir em frente, onde suas combinações são ilimitadas, levando uma a outra incessantemente, pois se a água ao correr, faz com que as predas se soltem, isso é estratégia.
Como pode ser visto uma ave de rapina quando deixaem pedaços suas vítimas, isso é saber escolher o momento certo, isso acontece na batalha, onde o especialista tem sua noção e tempo preciso, onde com toda a movimentação, medo e as posições mudando a todo o momento, ele não se dispersa, nessa batalha ele não fica confuso, sua estratégia é o arco, onde no momento certo acontece o disparo, ou seja, para partir pra cima dos inimigos tem um momentocerto.
Entre a ordem e desordem existe a logística, naturalmente entre a covardia e a coragem tem a vantagem estratégica, assim o especialista se mostra, fazendo com que o inimigo se movimente, iludindo o mesmo, atacando-o com toda a sua força, então o perito procura sempre a vitória, contudo seus homens irão para a batalha como se fossem troncos e pedras, sempre buscando a vitoria nesse campo debatalha.
É preciso chegar mais cedo no campo de batalha e se preparar, pois aqueles que chegam por último não sabe o que se passa, ficando assim exausto, engane o inimigo e faça ele vir ate você, onde você o coloca em perigo, sem dar chance dele se defender.
Atacar sempre aquilo que o inimigo deixe sem proteção, deixando o mesmo sem saber como se defender e também não sabendo onde atacar, ospontos fracos é o local certo onde atacar, ao recuar não seja percebido, será inútil o inimigo tentar te capturar, pois as vezes o inimigo força seu batalhão a lutar, desviar para outro objetivo é preciso.
O ponto fraco do inimigo é você não deixar ele conhecer o campo de batalha, assim você terá pontos fortes, pois o inimigo terá muitas posições para defender, ficando vulnerável, ele pode sepreparar também, mantendo homens em todos os lados, com isso você o enfraquece em todos os lados, isso facilita o ataque.
Então a vitoria pode ser criada, desde que podemos evitar a luta conosco, portanto analisar o inimigo é indispensável, localizar suas fraquezas e descobrir seus movimentos é necessário, para vencer, é preciso ter habilidade, posição estratégica e não ter forma, não ficar...
tracking img