Aspectos culturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2884 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
ASPECTOS CULTURAIS EM EVENTOS
TÉCNICO EM EVENTOS – Módulo 1




Aspectos Culturais da Região Centro-Oeste
















Brasília, set. 2012

INTRODUÇÃO


Este trabalho tem o objetivo de apresentar um pouco da cultura da região Centro-Oeste – a qual engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal –,apresentando um conjunto de informações que incluem vários temas, entre os quais a culinária, alguns costumes, os atrativos culturais, observando as influências internas e externas que somados formam um comportamento que identifica um povo.




1. O Centro-Oeste do Brasil


A região Centro-Oeste é composta pelo Distrito Federal, onde está Brasília, a capital do País, e pelos estados deGoiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 1960, quando ocorreu a mudança da capital do Rio de Janeiro para a região Centro-Oeste, houve significativo aumento da população e a construção de estradas e ferrovias de forma intensa, trazendo grande mudança para a região (REGIÕES, 2012).
Fortes características da região Centro-Oeste são o relevo – composto por planalto central (com chapadas), planície doPantanal e planalto meridional – e o clima, que é tropical, com um verão chuvoso e um inverso bastante seco. A vegetação presente na região é diversificada: possui Floresta Amazônica, cerrados – com vegetação rasteira, troncos retorcidos e arbustos baixos – e no Mato Grosso do Sul existem campos limpos (vacaria), apresentando áreas alagáveis, com pontos de cerrado e caatinga (REGIÕES, 2012).2. O Distrito Federal

De acordo com o portal da Administração Regional de Brasília, o Distrito Federal é um território autônomo, que integra de forma indissolúvel a República Federativa do Brasil e não tem capital. Nele está situada a Capital do Brasil: Brasília.
Desde 1987, Brasília é considerada patrimônio cultural da humanidade, pois seus monumentos, edifícios, possuem valor histórico,estético, arqueológico, científico, antropológico, sendo necessário preservar, considerando seu valor para toda a humanidade.
É vedado ao DF a divisão em municípios, conforme previsão constitucional. Assim, ele possui regiões administrativas, a saber: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranóa, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Cruzeiro, Samambaia, Santa Maria, SãoSebastião, Recanto das Emas, Lago Sul, Riacho Fundo, Lago Norte, Candangolândia, Águas Claras, Riacho Fundo 2, Sudoeste/Octogonal, Varjão, Park Way, Sobradinho 2, Jardim Botânico, Itapoã, Vicente Pires, Fercal, SIA, SCIA (Setor Complementar de Indústria e Abastecimento – Estrutural e Cidade do Automóvel).
2.1 Influências

O primeiro recenseamento de Brasília data de 1957, com 6.283 moradores:3.152 de Goiás, 1.154 de Minas Gerais, 493 de São Paulo e 296 da Bahia. A Capital do Brasília é a unidade da Federação mais composta de imigrantes. Os nascidos no estado do Presidente Juscelino Kubistchek (MG) formaram a maior comunidade, seguidos dos goianos e dos nordestinos. Há influência cultural dos vindos da antiga capital, o Rio de Janeiro, mas não foi significativa a transferência dehabitantes de lá. (FOLHA, 2010). Atualmente, após 50 anos de criação, metade da população já é de brasilienses.
No DF também existe número significativo de jovens que vêm para a Capital em busca de vagas na Administração Federal, por meio de aprovação em concursos públicos. A cultura da necessidade de se tornar um servidor público é bem forte.
Em virtude de ser a sede dos poderes Executivo,Legislativo e Judiciário, o Distrito Federal também sofre influência das representações diplomáticas de diversos países.

2.2 Culinária

A culinária em Brasília é muito rica e diversificada, é nacional, pois tem um pouco de cada região, e também é internacional; leva muitos temperos nordestinos, mineiros e goianos.
Há distribuídos por todo canto do DF inúmeros restaurantes, para todos os bolsos,...
tracking img