Solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Solubilidade

Objetivo
Verificar a solubilidade de algumas substâncias em determinados solventes.

Materiais e equipamentos
10 tubos de ensaio, Béquer 400ml, Bico de Bunsen, Tela deamianto, Tripé, Pipeta graduada 5ml, Termômetro 110ºC, Balança.

Reagentes
Água destilada, Óleo mineral, Álcool etílico, Ácido acetilsalicílico, Açúcar, Cloreto de sódio, Carbonato desódio, Hidróxido de sódio.

Procedimento

a) Verificar a solubilidade de algumas substâncias em água à temperatura ambiente.

Numerar os tubos de ensaio e colocá-los em uma estante paratubos. Colocar 5ml de água destilada em cada um dos tubos de ensaio com a ajuda de uma pipeta graduada. Aos tubos de ensaio, acrescentar os seguintes reagentes: 2 ml de álcool etílico, 2 mlde óleo mineral, 0,20g de açúcar, 0,20g de cloreto de sódio, 0,20g de ácido acetilsalicílico, 0,20g de carbonato de sódio e 1 lentilha de NaOH. Agitar os tubos de ensaio com cuidado eobservar se há dissolução. Anotar e não descartar as misturas.

b) Verificar a solubilidade de algumas substâncias em água à temperatura de 90º.

Adicionar 250ml de água em um béquer de400ml, aquecer sobre a tela de amianto até -----ºC em bico de Bunsen. Colocar cada tubo de ensaio que apresenta misturas insolúveis na água por 5 minutos e observar se há dissolução. Anotar osresultados e descartar as misturas em local apropriado. Lavar e secar corretamente os tubos de ensaio.

c) Verificar a solubilidade de algumas substâncias em álcool à temperatura ambiente.Colocar 5ml de álcool em cada um dos tubos de ensaio com a ajuda de uma pipeta graduada. Aos tubos de ensaio, acrescentar os seguintes reagentes: 2 ml de óleo mineral, 0,20g de açúcar,0,20g de cloreto de sódio, 0,20g de ácido acetilsalicílico, 0,20g de carbonato de sódio e 1 lentilha de NaOH.
Agitar os tubos de ensaio com cuidado e observar se há dissolução. Anotar.
tracking img