Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metrologia Elétrica /Eletrônica


Escola Técnica Pandiá Calogeras
Aluno: Huldison Valente Delfino n 14
Prof: Jairo

Introdução :
Existem vários instrumentos utilizados para a medição degrandezas elétricas,
como diferença de potencial (tensão), corrente elétrica e resistência elétrica. Os nomes destes instrumentos derivam das unidades das grandezas que cada instrumento mede,sendorespectivamente, voltímetro, amperímetro e ohmímetro.


Medidores Elétricos
Princípios defuncionamentos Utilizações:
Voltímetro: O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito e exibe essas medições, geralmente, por meio de um ponteiro móvel ou um mostradordigital, de cristal líquido (LCD), por exemplo. A unidade apresentada geralmente é o volt.
Muitos voltímetros, na verdade, não são nada mais do que amperímetros com alta resistência interna. Oprojeto dos voltímetros é tal que, com sua alta resistência interna, introduzam o mínimo de alterações no circuito que está sendo monitorado. Assim como um amperímetro indica a corrente que passa por ele,um voltímetro indica a tensão entre seus terminais.
O galvanômetro de bobina móvel é um exemplo deste tipo de voltímetro.
Para aferir a diferença de tensão entre dois pontos de um circuito, convémcolocar o voltímetro em paralelo com a seção do circuito compreendida entre estes dois pontos. Por isso, para as medições serem precisas, é esperado que o voltímetro tenha uma resistência muito grandecomparada às do circuito.
Voltímetros podem medir tensões contínuas ou tensões alternadas, dependendo das qualidades do aparelho.
Pode-se também implementar um voltímetro através do uso de umpotenciômetro linear. Este tipo de voltímetro é chamado de passivo.
Voltímetro Utiliza-se para medição de tensão elétrica.

Amperímetro: O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida...
tracking img