Solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA DE LABORATÓRIO: Solubilidade (amostra desconhecida)

OBJETIVO: Identificar substâncias desconhecidas através de testes de solubilidade.

RESUMO:

Seguindo esquemapré-definido, solubilizou-se substâncias desconhecidas, numeradas de um a quatro, afim de identificar as referidas substâncias e suas respectivas funções orgânicas.

INTRODUÇÃO:

SOLUBILIDADESolubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja ,existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.
A temperatura interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a umcerto soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.

TIPOS DE SOLUÇÕES EM RELAÇÃO Á CAPACIDADE DE SOLUBILIDADE

Insaturada: é a solução quecontém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo ,portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente.
Saturada: é aquela que não é capaz dedissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pela presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente)
Supersaturada: é uma solução instável, que contémdissolvida em quantidade de soluto superior à necessária para a saturação.

Em relação a quantidade de soluto, podemos classificar as soluções em diluídas e concentradas. As soluçõesdiluídas contém pouco soluto em relação ao solvente. As soluções concentradas contém muito soluto em relação ao solvente

DIFELINAMINA

Difenilamina é o composto orgânico com a fórmula(C6H5)2NH. É um sólido incolor, mas amostras são frequentemente amarelas devido a impurezas oxidadas.
Difenilamina é produzida pela deaminação térmica de anilina sobre óxido catalisador:...
tracking img