Sofrimento psiquico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho é uma condição fundamental à vida do homem desde a época pré-histórica e vem se modificando tanto quanto se avança a sociedade e as tecnologias. A maior parte do tempo do trabalhador é passada no ambiente de trabalho e este não é somente uma forma de sobrevivência como também de inserção social onde estão fortemente implicados aspectos tanto físicos quanto psíquicos. Poresse motivo, o trabalho tem sido objeto de investigação de estudiosos de várias abordagens.

Não obstante os estudos entrelaçados á temática trabalho que trazem em seu bojo temas como absenteísmo, mecanismo de defesa e sofrimento psíquico percebe-se que pouco tem se dado atenção ao absenteísmo pensado como estratégia de defesa psíquica do trabalhador no ambiente laboral. Dessa forma, portanto,esta pesquisa se justificou pela viabilidade de pensar o absenteísmo como um possível mecanismo de defesa.

Neste estudo com o objetivo de relacionar o fenômeno do absenteísmo e as estratégias defensivas foi a princípio, no Capítulo 01, apresentado a Psicodinâmica do Trabalho como uma disciplina cujo estudo se volta às relações dinâmicas entre a organização do trabalho e os processos desubjetivação que se manifestam nas vivências de prazer e sofrimento (MENDES, 2007). No segundo Capítulo foi conceituado o termo Absenteísmo, entendido como ausência do trabalhador no ambiente de trabalho por qualquer motivo. O Capítulo 03 tratou do termo Estratégias Defensivas do trabalhador segundo Dejours, para esse autor essas estratégias são definidas como regras conduzidas e construídas pelostrabalhadores e que variam de acordo com as situações de trabalho, fazendo com que estes suportem o sofrimento sem adoecer. Por conseguinte, o quarto Capítulo relacionou o Absenteísmo às Estratégias Defensivas respondendo, dessa forma, ao seguinte problema de pesquisa: Na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho, o absenteísmo pode ser considerado um mecanismo de defesa?

Assim, foi possível intensificardiscussões a respeito de questões relacionadas ao mundo laboral que afetam positiva ou negativamente os sujeitos envolvidos no ato de trabalhar. É observável que as mudanças dadas a partir da tecnologia e incorporação de novos métodos nas situações de trabalho têm trazido tanto benefícios quanto malefícios a esses sujeitos, de forma que conceitos como absenteísmo, sofrimento psíquico no trabalhoe estratégias defensivas nortearam as discussões e questionamentos que cercam esta pesquisa.
























































MÉTODO

Para apresentar o absenteísmo como uma possível estratégia de defesa do trabalhador no ambiente laboral, realizou-se uma pesquisa através da leitura, análise e interpretação da obra deChristopher Dejours bem como de artigos indexados na base de dados SCIELO – Scientific Eletronic Library Online entre 2005 e 2012, tendo como palavras-chave “Absenteísmo”, “Estratégias defensivas” e “Sofrimento Psíquico” dentro da perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa na qual será utilizado o método de análise da literatura.  Aseleção dos artigos indexados na base de dados SCIELO se deu a partir da triagem de escritos cujo resumo abordasse o assunto proposto tendo em vista o tema de interesse desta investigação. Os materiais selecionados constituíram o conteúdo para o aprofundamento do tema na busca de compreender a proposta teórico-metodológica dejouriana para, posteriormente, significar esse referencial comoinstrumento para apreensão da relação entre as estratégias defensivas no ambiente laboral e do fenômeno do absenteísmo.


















1 PSICODINÂMICA DO TRABALHO

A Psicodinâmica do Trabalho é uma abordagem científica inicialmente construída com referenciais da Psicopatologia do Trabalho evoluindo, sob influência da Psicanálise, para uma construção própria transformando-se em...
tracking img