Smed

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNICENTRO NEWTON PAIVA
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde-FACIBIS
Farmácia - Tarde - 5º Período
Farmacobotânica
Profa. Francielda Queiroz Oliveira



HERBÁRIO

Autora: Érica Fagundes Lima

Belo Horizonte, 21 de outubro de 2003

SUMÁRIO

Página
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROCESSO DE HERBARIZAÇÃO (PRENSAGEM E SECAGEM) 4
3 PREPARAÇÕES DE PLANTAS PARA USO MEDICINAL 51 - INTRODUÇÃO
O Brasil ocupa o primeiro lugar em biodiversidade de espécies vegetais, possuindo a maior extensão de florestas tropicais da Terra e o primeiro lugar em diversidade de angiospermas (EMBRAPA, 1994). Hoje, esta riqueza encontra-se extremamente ameaçada devido, principalmente, à atividade antrópica, o que provoca uma redução acelerada das áreas naturais. Grande partedessa riqueza está em áreas protegidas por lei sob a forma de unidades de conservação, porém, as unidades de proteção brasileiras correspondem a apenas 4% do território, sendo ineficaz para conservar nossa biodiversidade. A flora brasileira desperta o interesse de naturalistas e pesquisadores, pela sua beleza e riqueza, desde o século XVII e, ao final do século XIX representou o auge da Botânica egrande parte do material coletado durante este período encontra-se, hoje, depositado em herbários.
Herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas prensadas e secas, provenientes de diferentes ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região. A formação de herbários iniciou-se no século XVI na Itália, como coleções deplantas secas e cosidas em papel. Foi Lineu (1707-1778) que popularizou a prática corrente de montar os exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente.
As plantas têm um nome científico (composto por duas palavras em latim, a 1ª referente ao gênero e a 2ª à espécie, seguidas do nome do classificador), que é o mesmo em qualquer parte do mundo. As designações vulgares variamregionalmente e podem não corresponder a uma única planta.
As informações contidas em um herbário são fontes básicas para os estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, fenológicos, ecológicos, usos medicinais, tóxicos, forrageiros, alimentícios, entre muitos outros. Além disso, documenta a flora regional, resgata informações sobre a composição florística da vegetação primária de áreas que seencontram degradadas e auxilia as investigações quanto aos níveis de diversidade e endemismo da flora de uma determinada região, subsidiando a escolha de áreas prioritárias para a conservação.
Os botânicos identificam as plantas utilizando os exemplares de herbário, podendo examinar e estudar, ao mesmo tempo, espécimes procedentes de diferentes locais e de distintos ecossistemas; as amostras seconservam durante séculos.
2 - PROCESSO DE HERBARIZAÇÃO (PRENSAGEM E SECAGEM)
Material necessário para prensagem e secagem das plantas:
- 2 placas de madeira (dimensões sugeridas – 40x30 cm), com um furo a 2,5 cm de cada um dos quatros cantos;
- 4 parafusos compridos com porcas de orelhas
- Jornais.

Procedimento:
Sobre uma das placas de madeira colocar vários jornais, depois umexemplar completo da espécie a herborizar (com caule, folhas e flores/frutos, eventualmente raízes) dentro de um jornal e, novamente, jornais vazios. Não esquecer de colocar junto a cada planta colhida uma etiqueta com os seguintes elementos: nome da planta (científico, se conhecido, ou vulgar), local da colheita (o mais pormenorizado possível, com distrito, lugar, ecologia, se é seco/úmido, próximo decaminhos, altitude, etc.) data da colheita, nome do coletor.
É importante haver jornais sem plantas entre exemplares herborizados, para a umidade que sai das plantas e que é absorvida pelos jornais não passar dum exemplar para outro. Assim, evita-se o crescimento de fungos (bolores) nas plantas e fermentações, que as danificam, não permitindo a sua conservação.
Depois, coloca-se a outra placa...
tracking img