Etica abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SÃO PAULO

ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Nome da Disciplina: Ética na Gestão Empresarial
Nome do Professor: Osmar
Graduandos: Felipe Maya Pereira
Gabriela da Silva Dias
Glauciene Villamarim de Oliveira
Guilhezelya
Luccas Strifezze
Mauricio de Lima Sousa

São Paulo
2011
Ética
A palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é“adquirido ou conquistado por hábito” . Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
O que é um código de ética?
O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar asações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivenciá-lo.
Ou seja podemos afirmar que o código deética é um documento que presta total respaldo(s.m. Ação ou efeito de respaldar.) aos funcionários, desde que tudo que seja realizado dentro da empresa seja de acordo com as normas do código de ética o funcionário terá instrumento para saber agir, falar e saber direcionar sua atitudes.
O que faz um o comitê de ética nas organizações?
É o fórum de reflexão próprio a propostas, discussões, avaliações,promoções e acompanhamento da conduta e ações ética na empresa.
Ou seja o comitê é responsável em informar aos funcionários da empresa sobre o código de ética que a mesma possui, e assim fazer com que todos os funcionários tenham informações suficientes para se manter dentro do código da mesma, evitando decepções, descrença e desmoralização da empresa, por falta de informações, todo esseprocesso pode ser feito através de palestras, seminários, painéis de debates, convenções entre outros. E os representantes deste comitê podem ser presidentes, diretores ou até mesmo funcionários que ocupam cargos de liderança.
06
Quais são os prejuízos mercadológicos, assumidos pelas empresas quando não aplicamparâmetros éticos em suas negociações?
Podemos dizer que quando uma instituição não segueseus princípios éticos acaba fazendo com que os seus funcionários possam partir do mesmo principio, uma empresa tem um nome a zelar e a ética é fundamental, afinal clientes prezam muito o modo como as empresas se portam. Não é necessário deixar de inovar, desenvolver, criar, e inventar mesmo porque o mercado exige muito isso, a empresa que não inova perde para sua concorrente, porém aquela que inovae acaba deixando seus princípios para trás, com certeza perderá muito mais seus clientes afinal o portfólio da empresa estará com ela em qualquer lugar, e o prejuízo com certeza virá, o bom administrador tem que se encarregar de sempre manter a ordem e a decência na sua empresa.
O que é ética?
É conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar ovalor do bem ou do mal.
Conceitos de Ética?
Seu enfoque é o estudo atual do mundo (observa o que existe e constrói a teoria explicativa)
A norma ética é puramente convencional, mutável, subjetiva, logo existem várias normas aplicáveis (para uma mesma situação).
Não existem valores universais, objetivos, mas estes são convencionais, condicionados ao tempo e espaço.
Não existem valores a...
tracking img