Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA1
1 FUNDAMENTOS ECONÔMICOS
1.1 INTRODUÇÃO
O trabalho teve como propósito relatar casos reais que ilustram as teorias abordadas em aula. Este desafio é importante para que posarmos verificar a importância e a aplicabilidade das teorias econômicas estudadas na gestão de negócios.
1.2 CUSTO DE OPORTUNIDADE
Representa o custo associado a uma determinadaescolha medindo em termos da melhor oportunidade perdida. De outro ponto de vista o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos a melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha.
O custo de oportunidade está desta forma diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implicaprescindirmos determinado bem quando optamos por outro
Exemplo 1: Pode ser visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (POUPANÇA) o consumo futuro implica necessariamente sacrifícios de consumo presente. Envolve não somente no lado financeiro, mas também no social:
Exemplo 2: Em um domingo de sol, detalhe dia de eleição, fui votar com minha namorada,combinamos que íamos após os dois terem votado num aniversário que já estava marcado a um certo tempo, porém às 15hs lembrei que tinha um trabalho da faculdade para realizar, cujo o mesmo era avaliativo. Eu recém havia ingressado na faculdade e não poderia deixar de fazer porque me traria um alto conhecimento da matéria. Bom, tive que dispensar minha namorada, que não gostou nada da minha decisão,para poder ir realizar o trabalho em minha residência. Para concluí-lo demorei 3 horas aproximadamente e ainda perdi de apreciar doces, salgados e ótimas companhias mas ganhei um grande conhecimento com minha pesquisa.
1.3 Curva de possibilidades de produção:
Tem por base quatro hipóteses:
- Pleno emprego e máxima eficiência produtiva;
- Os recursos, em termos de fatoresde produção são fixos;
- A tecnologia é um dado constante;
- Produz-se 2 bens;
[pic]
Figura: Curva 1 de possibilidade de produção.
-Para se obter maior quantidade do bem X é preciso produzir menor quantidade do bem Y. Para se obter uma unidade adicional de um bem específico sacrificando parcelas de outro bem, é chamado custo de oportunidade, comraciocínio de oportunidades marginais.
- A curva é côncava a partir da origem;
- A medida que passa de A para E, deixa-se de produzir quantidades adicionais do bem X.
- A inclinação da curva torna-se mais acentuada, à medida que passa de A para E;
- A lei do custo de oportunidades crescentes deriva da concavidade.
 1.4 CONCEITO DE ELASTICIDADE
*As curvas da procurado mercado variam em relação à sensibilidade da quantidade procurada em relação ao preço.
*Para alguns bens, uma pequena variação no preço, resulta numa grande variação na quantidade procurada; para outros bens, uma grande variação no preço, resulta numa pequena variação na quantidade procurada.
*Para calcular a sensibilidade da quantidade de preços, é usado o conceito deElasticidade – preço da procura.
*É definida como sendo a variação percentual na quantidade procurada resultante da variação de 1 por cento no preço.
PRODUTOS ELÁSTICOS: *Produtos De Alta Tecnologia: computadores; celulares, carros, motocicletas, navios, móveis, jet-ski entre outros
http://www.ceap.br/arquivos/CONCEITOS_BASICOS.pdf
1.5 PRODUTO INELÁSTICO
Se aelasticidade-preço do bem for menor que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é inelástica. A variação percentual na quantidade é menor que a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são relativamente insensíveis a variações no preço
PRODUTOS INELÁSTICOS: Produtos de Baixa Tecnologia: arroz, carne, ovos, frango, feijão, cenoura, açúcar, café entre outros.
1.6 BIBLIOGRAFIA...
tracking img