Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura

Traços culturais, são comportamentos que os grupos social desenvolvem, usam e transmitem para outras gerações.Esses traços culturais desenvolvidos pelos grupos social através de suas culturas deixaram de ser manifestação virando obrigação.Dessa maneira as leis só terão um objetivo, possibilitar uma convivência social, sem isso seria escravidão.Entender a história dos homens é entendersua cultura e normas que possibilitaram um convívio melhor.

Código de Haburabi

Todos os grupos sociais passaram a necessitar de códigos. Existiam vários tipos de leis que eram transmitidas de gerações a gerações. Porém o de Haburabi merece destaque por ser o primeiro código a legislar em forma de constituição, ou seja, escrito.
Os grupos deixaram de nomadismo para ocidentarismo, superandoa idéia de serem clãs e tribos, e passarem a ser um povo. Tem um fundamentalismo por “fazer e conhecer” seu código. Influenciou nos comportamentos do cotidiano, com questões: casamento, educação, distribuição de água. Vai aparecer na mesopotâmia de forma codificada a importância da mulher da sociedade.Portanto surgirá uma Lei que modificara a cultura daquela região, sendo ela a Lei de Talião,conhecida como “Olho por olho, dente por dente”.

Código Judaico

Sua cultura terá influência no Ocidente pelos Judeus, e seu trabalho era pegar experiências vividas por vizinhos e colocar na forma de legislação. Essa se baseia no livro que hoje chamamos de bíblia que no velho testamento é chamado de Pentateu e no novo testamento dado assim pelos Cristãos.

Teoria do Criacionismo: Teoria dadapelos Judeus a 5.000 anos, denominada pela criação do homem, através de linguagens simbólicas e por exemplos terá a presença da mulher nula na vida pública.

Teoria do Evolucionismo: Teoria criada por Charles Darwin , que conceitua na evolução da espécie humana pelo fruto da terra. Classificadas em Astrolopitheucos, Cro- Magnom, Neonderdhal, Homo- Sapiens, Homo Sapiens Sapiens.

É atribuída aMoises a complicação desse código pela “ LEI MOSAICA”, que diz ter recebido as Leis das mãos de Javé , que terá o cunho religioso dando credibilidade a constituição.

É uma sociedade Teocrática.
A população era dividida em: Homens livres, escravos e estrangeiros.
Houve a divisão da história Judaica, quando uma grande seca obrigou aqueles povos seminomades a migrar para o Egito. Lá os Judeus seuniram aos Hicson, e com a expulsão desse grupo os Judeus viraram escravos.
Moises move o povo para a terra prometida e no período que fica no deserto, cria-se TORÁ (base de legislação Judaica que está constituída no Pentateu).
Durante o Exílio Babilônico a união de Michná, Guamarras e Torá, formam Talmud, formando as leis de Israel.

Lei Mosaica ( dentro do código Judaico )

Está descrito noPentateu, recebe esse nome em alusão do líder político Moises, que receberá as leis das mão de Javé.Esses cinco livros são classificados em: Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Sua Importância se dá nas constituições atuais, pelo fato de ser a base do cristianismo e influenciar as posturas modernas. Moises modificou a cultura daquela região quando implantou o monoteísmo. Aorganização de Israel se da com os patriarcas ( Isaac, Abraão e Jacó). Surgindo depois a figura de Jesus de Nazaré.
Essa lei passa a ordenar as decisões da principal instituição à IGREJA CATÓLICA.

Código de Manú

Manú é o nome dado a Adão que figura na mitologia Indú.
É um código indiano que visa compreender os problemas da sociedade.
É uma sociedade Teocrática e Estamental, divididas emCastras.Esse código define que grupo pertencerá no nascimento e não pelo poder aquisitivo como no mundo capitalista do nosso cotidiano.Porém a classe que toma o topo da pirâmide é os Brâmades.

Direito Romano

Marcou bastante nossa legislação atual, marcada pela tentativa de organização e elaboração de um código que representaria a maior herança cultural do direito.

Origem Mítica: Apresentada por...
tracking img