smed

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de SMED
O termo SMED (sigla da expressão inglesa Single Minute Exchange of Die e que em português pode ser traduzido por "troca rápida de ferramentas") designa uma ferramenta de gestão comobjectivos de melhoria contínua e pertence ao grupo dos chamados métodos de produção enxuta. O objectivo desta ferramenta é o de contribuir para a redução do tempo de preparação (o chamado tempo desetup) do sistema produtivo para a execução de um dado lote de produtos e assim contribuir para o aumento da produtividade e da capacidade de resposta. O tempo de preparação dos equipamentos é umaoperação muitas vezes complexa e demorada e sem qualquer valor acrescentado para o produto pelo que a sua redução tem um efeito directo no tempo disponível para produção e na redução do tempo total dociclo de produção.
Em termos históricos, a metodologia SMED surgiu na década de 60 do séc. XX e foi desenvolvido pelo japonês Shigeo Shingo quando este procurava resolver problemas de falta deprodutividade de um conjunto de prensas na fábrica da Mazda em Hiroshima no Japão. Na sua análise do problema, Shingo verificou que o motivo dessa falta de produtividade eram os tempos de preparação dasmáquinas, nomeadamente a mudança de ferramentas nas prensas sempre que era necessário iniciar um novo lote. Procurou então identificar e medir os tempos de todas as operações efectuadas e de seguida separouessas operações em duas categorias distintas:
- as operações internas como a montagem e desmontagem das ferramentas que obrigam a que as máquinas estejam paradas e;
- as operações externas como otransporte de ferramentas para junto das máquinas e que podem (e devem) ser executadas enquanto a máquina está em produção.
O primeiro passo definido por Shingo (e que constitui o primeiro passo doSMED) foi então a definição dos procedimentos detalhados para as operações externas de modo a garantir que tudo o que fosse necessário para executar uma mudança de ferramenta esteja devidamente...
tracking img