Sistema organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Shayenne Silva Dias
201001506073
Turma

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Itabira
18/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Em 1974, Claudio Barros gerente de uma das mais conceituadas lojas de moda da capital, demitiu-se do cargo para associar-se a Marcel, imigrante francês recém chegado ao país que trazia uma grande experiência da indústria parisiense deconfecções, conhecendo profundamente todas as fases técnicas dessa indústria, desde a modelagem, corte, costura, até a passadoria.

Com a união dos dois e os poucos recursos que ambos obtiam, nasceu uma pequena oficina de confecção, que logo-logo evoluiu , foi crescendo e se transformou em uma grande confecção de produção em serie.

A sua produção e o mercado em que atuava foi crescendo rapidamentee cada vez mais e mais. Sua clientela era cada vez mais maior, e sua produção crescendo cada vez mais.
Com o espantoso crescimento da empresa, Claudio e Marcel se viam incapazes de continuar e manter a produção e o domínio da empresa, transformando em 1978 a pequena empresa em sociedade anônima, com a denominação social CBC – Companhia Brasileira de Confecção.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DACBC

O sistema organizacional era dividido entre os 2 sócios, Claudio era o responsável por toda burocracia das funções comerciais e administrativas da empresa, já Marcel era o responsável pelas tarefas cotidianas e os eventuais problemas da produção. Claudio tomava todas as decisões sozinho, demonstrando ser um líder bastante autoconfiante e dominador, tomava as decisões repassava para Marcel eo restante executar, sem ao menos pedir opinião dos demais.

Já Marcel por ser artesão por vocação e ter grande aptidão para a mecânica, vivia completamente absorvido pela indústria, tinha extremo pavor a área burocrática e administrativa, não se pronunciava em relação as decisões de Claudio deixando a seu critério essa parte, não se preocupando caso algum dia ele tivesse que tomar algumasdecisões.

Com o crescimento da empresa, Claudio e Marcel empregaram quase 500 pessoas e com o tempo resolveram promover alguns funcionários antigos que demonstraram fidelidade, dado a eles cargos da diretoria e ainda a oportunidade de participar do capital como pequenos acionistas. A administração da empresa, agora, tinha 7 diretores, porém as decisões ainda continuavam sendo tomadas por Claudio esomente executadas pelos demais.

Como a CBC atuava no mercado de confecção e moda, seu horizonte de tempo de planejamento era de apenas 1 estação do ano o que corresponde a 1 quadrimestre. Assim quando mudavam as estações do ano a CBC atualizava seus modelos e renovava seus estoques de acordo com a estação em vigor, mesmo sem estudar e examinar com antecedência as influencias macro externas aosambientes mercado e da empresa a CBC conseguiu avançar no mercado de confecções.

No entanto, eram verificados num período aproximado de 1 ano as metas e objetivos estabelecidos em varias áreas, cada departamento elaborava o seu planejamento, estabelecendo seus próprios objetivos compatíveis com o objetivo da empresa, mesmo que essas metas e objetivos tenham sido planejados “por acaso”, pois a...
tracking img