Sistema organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ORGANIZACIONAL


Aline

Professor- Luciano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão de Recursos Humanos (RHU 0016) – Prática do Módulo III
20/06/2012




RESUMO


Para este trabalho foi elaborado um questionári. Através das repostas podemos identificar o sistema de informação utilizado na empresa e sua importância no desempenho das atividades diárias. Evisa também informar o conceito do sistema de informação, sua importância no mundo empresarial e a sua utilização no ramo da contabilidade.


Palavras-chave: Sistema de informação. Contabilidade. Empresa.



1 INTRODUÇÃO

A empresa utiliza o sistema de informação Data cempro que é aplicado nas áreas de contabilidade de pequeno e médio porte.
A informação é o elemento maisimportante para sociedade. Desde os tempos mais remotos, o homem vem evoluindo na forma de gerencias essas informações.
A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação e necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entendercomo os Sistemas de Informação funcional são fundamentais para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema. ·.









2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO


Sistema de informação são sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperação e a disseminação de informações. Para isso é necessário que elas sejam organizadas de forma apermitir o entendimento da informação gerada.
Para PADOVESE (2000:43) “informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real ou percebido para suas decisões correntes ou prospectivas.”
No prisma empresarial, os sistemas de informação podem classificar-se de diversas formas. Existem, por exemplo, sistemas de informaçãooperacional ou de processamento de transações (que gerem a informação referente às transações que têm lugar numa empresa), sistemas de informação de gestão (para solucionar problemas empresariais em geral), sistemas de informação estratégicos ou de apoio à decisão (analisam as distintas variáveis de negócio para a tomada de decisões), sistemas de informação executiva (para diretores, gerentes eadministradores), sistemas de automatização de escritórios (aplicações que ajudam no trabalho administrativo) e sistemas especializados (que emulam o comportamento de um especialista numa área concreta).
Segundo Andrade ET AL. (2005), dentro da perspectiva dos processos de negócio e das funções organizacionais, os Sistemas de informação disponibilizam informações para o gerenciamento e execuçãodas operações da organização. Completa ainda que, do ponto de vista interno, esses sistemas de informação propiciam a integração entre as diversas áreas e processos de negócio da empresa e, por fim, do ponto de vista externo os sistemas permitem a inserção da organização dentro de uma cadeia de suprimentos através da integração com clientes e fornecedores.


3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA ECONTABIL


Responsáveis pela administração de ativos financeiros visando o retorno ao investimento. A função Finanças se encarrega de identificar novos ativos financeiros (ações títulos e dividas) através de informações externas. Já a função Contabilidade é responsável pela manutenção e gerenciamento de registros financeiros (recibos folha de pagamento, etc.) para prestar contas aosseus recursos.
Estes sistemas compartilham problemas, acompanhando o que possuem com o que necessitam. No nível Estratégico estabelecem metas de investimento prevendo desempenho financeiro, no nível de Gerencia ajudam gerentes a supervisionar e controlar recursos financeiros, no de Conhecimento fornecem ferramentas analíticas como estações de trabalho para aumentar o retorno sobre...
tracking img