Sistema organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBL ALIMENTOS
SEGUNDO AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO



Maria Amélia Bisneta Ribeiro¹
Jenniffer Charlyne de Souza²
Luciana Maria Feitosa de Freitas³
Maria José Vera Cruz Eugenio⁴
Luiza Antonia Teixeira Bastos⁵.



RESUMO

A administração como ciência é base para os modelos organizacionais. Segundo os estudos dos autores da teoria da administração, elesdemonstraram a importância da Eficiência, percebeu-se que toda gestão está voltada para o controle, eficácia e diversos fatores que iremos abordar neste trabalho. Através da pesquisa descritiva e do estudo de caso da empresa CBL Alimentos S/A, iremos demonstrar como as teorias da administração influenciam na gestão e nos processos.
Palavras-chave: Teorias, gestão, eficiência.


ABSTRACT

Theadministration as a science is the basis for organizational models. According to the authors of the study of management theory, they demonstrated the importance of efficiency, it was realized that all management is focused on the control, efficiency and other factors that we discuss in this paper. Through descriptive research and case study company CBL Alimentos S/A, we will demonstrate how theoriesinfluence the management and administration processes.
Keywords: Theories, management efficiency.







1. INTRODUÇÃO

O artigo a seguir é resultado de um estudo de caso realizado na empresa CBL Alimentos S/A, onde buscamos analisar os aspectos relacionados com as teorias da administração, a sua história, problemas enfrentados pelos gestores, analisamos as técnicas utilizadas nosprocessos, observamos as variáveis, vimos que ao analisarmos os dados coletados percebemos que a TGA embora exista a um pouco mais de um século, ainda é bem atual.

Verificamos que o estudo de Taylor (Chiavenato, 2000, pág. 58) foi fundamental para gestão de hoje nas indústrias, com racionalização do trabalho e o estudo dos movimentos. Cada autor das teorias da administração, deu sua contribuiçãosignificativa no quiz respeito a forma de administrar hoje nas organizações. Taylor começou seus estudos no chão de fábrica, fazendo um trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os movimentos e processo de trabalho para aperfeiçoa-los e racionalizados.

2. METODOLOGIA

O método aplicado foi o de estudo caso de uma das filiais da empresa CBL Alimentos S/A localizada a Rua CarlosCâmara, 1454 - Jardim América - Fortaleza/CE voltada para o ramo de laticínios, que através da pesquisa bibliográfica procuramos fundamentar as características da gestão através de algumas teorias da administração.

Percebemos na empresa um aspecto da teoria Comportamental que diz que os participantes percebem, raciocinam, agem racionalmente e decidem a sua participação ou não participação naorganização como tomadores de opinião e decisão e solucionadores de problema. (Chiavenato, 2000. Pág. 416)

3. DESENVOLVIMENTO

A CBL Alimentos S/A foi fundada em 1975 com o objetivo de oferecer ao público alimentos saudável e de qualidade, fabricados por quem conhece a cadeia produtiva do mercado de laticínios com uma enorme estrutura e tecnologia de ponta, a Betânia atua em todo o nordeste,possui uma usina de beneficiamento e mais oito postos de capitação e resfriamento do leite “In natura”.

Segundo Chiavenato (Pág.88, 2000) A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem subordina a quem, baseia- se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregadodeve se reportar há um só superior.

Através dos conceitos abordados a organização da empresa CBL é uma estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal, sua estrutura é obedecida da seguinte maneira temos o conselho, a presidência, direção, gerência, coordenação, supervisão e vendas. A comunicação é feita segundo uma linha formal sendo as decisões centralizadas.

Não podemos...
tracking img