Sociologia

Páginas: 2 (478 palavras) Publicado: 27 de abril de 2012
1- Diferencie senso comum e Sociologia. Explique:
O senso comum é uma situação imposta a nossa vida por outros e a sociologia é o conhecimento cientifico das situações que podem ser comprovadasatravés de estudos das relações humanas.
No senso comum a família é uma realidade natural criada pela natureza para garantir a sobrevivência humana e para atender a afetividade natural doshumanos,que sentem a necessidade de viver juntos.
E na sociologia historiadores e antropólogos mostram que o que entendemos por família é uma instituição social datada no sec. XV ,é própria da Europaocidental ,não existindo na antiguidade.Mostram também que não é um fato natural,mais uma criação sociocultural,exigida por condições históricas determinadas.Ao que parece,há uma grande diferençaentre nossas certezas cotidianas e o conhecimento cientifico da sociologia.
Então,senso comum- É assim marcado pela falta de rigor lógico de espírito crítico ou seja não questiona nem critica, segueum padrão. Já a sociologia faz questão de aprofundar. De pesquisar o "Por que" daquilo.

2- Discuta a proposição: “Devemos descartar-nos de todas as ideias que não são cientificamente verificadas”.Devemos? Podemos?

Acho que sim, pois, cientificamente teremos certeza destas idéias, quando descartamos, não temos a certeza e fica a dúvida pairando em nosso pensamento. Quando sãocientificamente verificadas e confirmadas temos certeza do que nos aflige: Podem ser resultados de exame, concursos, etc. Quando queremos fugir de algum resultado simplesmente não fazemos, ignoramoscientificamente e ficaremos na dúvida eterna.


3- Suponhamos que um contramestre diga: “Tenho supervisionado todas as espécies de trabalhadores, mas os pretos simplesmente não atingem o padrão”. O queseria necessário para que esta assertiva fosse uma conclusão cientificamente justificada?

Principalmente teria que ser estabelecido um padrão. Ter feito uma pesquisa de campo, contendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!