Sistema de cotas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IGUALDADE OU MASCARAS PARA UM SISTEMA?

Sistema de cotas... Hoje em dia esse é um assunto polêmico, pelas suas distintas opiniões, mas o grande motivo de toda a discussão é: ele realmentenos trás mais igualdades, ou apenas mascara um sistema educacional cheio de falhas?
Para analisarmos essa situação de uma forma mais ampla temos que saber a origem dessa ideia e no que elaconsiste. O referido sistema trás como sua ideia um determinado número de vagas em universidades para alunos negros ou oriundos de escolas públicas.
O grande revés dessa ideia é que isso ao invésde trazer igualdade, o que é sua intenção, traria desigualdade entre os jovens que lutam por uma vaga nas faculdades, fazendo com que houvesse uma comparação negativa entre ambos. Por exemplo, qual adiferença de capacidade de um aluno de escola privada para um de escola pública? Se levássemos em consideração a perspectiva de igualdade real entre os mesmos diríamos que nenhuma, porém essas cotastrariam uma diferença e faria uma divisão entre todos os jovens.
Aqueles que são a favor dessa iniciativa a defendem com argumentos tais como: enxergamos uma grande "vantagem" para alunos deinstituições particulares em relação aos de escolas públicas no que diz respeito ao ingresso no ensino superior, e tal desigualdade deve ser sanada, sendo que no momento o modo mais eficiente seria ocitado sistema de cotas, o qual já foi aplicado em diversas instituições.
Através de informações as quais tive acesso, posiciono-me contra o sistema de cotas, pois esse não funciona como métodode desenvolver igualdades de direitos entre os estudantes, mas sim criando uma divisão social ainda maior, pois não teríamos "Brasileiros”, e sim "brancos”, "negros","pobres","ricos","oriundos deescola pública" e "oriundos de escola privada".
Dessa forma, parto do preceito de que não podemos criar métodos que mascarem os erros, mas devemos sim procurar resolver o problema em sua raiz,...
tracking img