Sistema braille no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O atendimento à pessoa com deficiência visual no Brasil começou através dos institutos para cegos. O primeiro foi criado no século XIX no Rio de Janeiro e se chamava Imperial Instituto dos Meninos Cegos.  O instituto existe até hoje com o nome de Instituto Benjamin Constant.  Foi criado por iniciativa do Governo Imperial, por D. Pedro II através do Decreto Imperial n.º.428, de 12 de setembro de 1854. Trinta e seis anos mais tarde, o ex-diretor do Instituto, Sr. Benjamin Constant, na qualidade de Ministro de Estado que compunha o Governo da recém proclamada República da época, assinou junto ao presidente um novo regulamento onde
reformulava a orientação educacional ofertada e apontava providências
para o encaminhamento dos alunos cegos do Instituto na sociedade. Assim
sendo, a educação dos cegos veio se expandindo lentamente, acompanhando
o sistema educacional brasileiro como um todo. No século seguinte, como ainda não existia a educação especial na rede regular de ensino, a exemplo do Imperial Instituto dos Meninos Cegos que visava um melhor atendimento do cego na sociedade, começaram a surgir outros Institutos de Cegos. Na década de 20 foramcriadas três instituições: a União dos Cegos do Brasil no Rio de Janeiro (1924), o Instituto Padre Chico em São Paulo e o Sodalício da Sacra Família também no Rio de Janeiro, ambos em 1929. Dando continuidade à criação de instituições especializadas para cegos, nas décadas seguintes de 30 e 40 foram criados os Institutos de Cegos em quase todas as capitais brasileiras. No estado do Paraná, o InstitutoParanaense dos Cegos teve sua inauguração em 1939, estando em atividade até aos dias de hoje. Além destes Institutos foram inauguradas a Associação Pró-Biblioteca e Alfabetização dos Cegos em São Paulo (1942) e União Auxiliadora dos Cegos do Brasil no Rio de Janeiro (1943). Também na década de 40, com o objetivo de produzir e distribuir livros em Braille por todo o Brasil foi criada a Fundação para oLivro do Cego no Brasil, atualmente com o nome de Fundação Dorina Nowill para Cegos.










HISTÓRICO DO SISTEMA BRAILLE NO BRASIL.


O Sistema Braille, utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e aintegração dos deficientes visuais na sociedade. Antes desse histórico invento, registram-se inúmeras tentativas em diferentes países, no sentido de se encontrarem meios que proporcionassem às pessoas cegas condições de ler e escrever. Dentre essas tentativas, destaca-se o processo de representação dos caracteres comuns com linhas em alto relevo, adaptado pelo francês Valentin Hauy, fundador daprimeira escola para cegos no mundo, em 1784, na cidade de Paris, denominada Instituto Real dos Jovens Cegos. Foi nesta escola, onde os estudantes cegos tinham acesso apenas à leitura, através do processo de Valentin Hauy, que estudou Louis Braille. Até então, não havia recurso que permitisse à pessoa cega comunicar-se pela escrita individual.
Louis Braille, ainda jovem estudante, tomouconhecimento de uma invenção denominada sonografia ou código militar, desenvolvida por Charles Barbier, oficial do exército francês. O invento tinha como objetivo possibilitar a comunicação noturna entre oficiais nas campanhas de guerra. Baseava-se em doze sinais, compreendendo linhas e pontos salientes, representando sílabas na língua francesa. O invento de Barbier não logrou êxito no que se propunha,inicialmente. O bem intencionado oficial levou seu invento para ser experimentado entre as pessoas cegas do Instituto Real dos Jovens Cegos.
A significação tátil dos pontos em relevo do invento de Barbier foi a base para a criação do Sistema Braille, aplicável tanto na leitura como na escrita por pessoas cegas e cuja estrutura diverge fundamentalmente do processo que inspirou seu...
tracking img