Teorias sobre braile

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Braile
Aula 1
A história da origem do Sistema Braille
Conhecer a vida de Louis Braille e a origem do Sistema Braille de leitura e escrita para cegos

Os pontos Braille são sementes de luz levadas ao cérebro pelos dedos, para germinação do saber

Helen Keller
O Braille é um sistema de leitura e escrita para cegos. A leitura é feita com os dedos por meio do tato, e a escrita é feita comreglete e punção ou máquina Braille. O Sistema Braille, inventado pelo francês Louis Braille, é um alfabeto convencional cujos caracteres são indicados por pontos em relevo. São 63 combinações elaboradas a partir de seis pontos salientes, que podem representar as letras simples e acentuadas, os algarismos, as pontuações, sinais algébricos e notas musicais Musicografia Braille (saiba mais sobre oassunto ao final da aula)
Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto
Origem do Sistema Braille
Louis Braille nasceu em 1809, em Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris. Filho mais novo de Simon René Braille e de Monique Baron, tinha um irmão e duas irmãs. Sua vida foi humilde, modesta. Seu pai fabricava arreios e selas. Aos 3 anos de idade (1812), quando brincava na oficina de seupai, Louis Braille feriu-se no olho esquerdo com um objeto pontiagudo, o que lhe causou uma infecção que progrediu rapidamente. Ela foi transmitida para o olho são, e alguns meses depois ele veio a ficar cego. Porém, Braille frequentou a escola da aldeia onde morava como qualquer outra criança, tornou-se organista e violoncelista e, em 1919, com uma bolsa de estudos, foi para a escola de ValentinHaüy em Paris a fim de dar continuidade aos seus estudos. Aos 18 anos de idade, tornou-se professor nessa instituição.
Valentin Haüy foi o fundador da primeira escola (1784) destinada à educação e à preparação profissional de pessoas cegas. Haüy teve a ideia de instruir os cegos depois de haver contemplado, em uma feira em Paris, um espetáculo no qual os cegos eram exibidos como fantoches – issoo chocou profundamente. No Instituto Real dos Jovens Cegos, como era chamada essa primeira escola, os alunos eram alfabetizados por meio de um sistema tátil desenvolvido pelo próprio Haüy, o qual consistia na impressão dos caracteres comuns em relevo linear em folhas de papel (alfabeto vulgar), na expectativa de que as letras fossem percebidas pelos dedos dos cegos. Os alunos aprendiam a conheceras letras e os algarismos, a combinar os caracteres para formar palavras e números e a construir frases.
No Instituto de Haüy a disciplina era muito rígida, de acordo com os padrões da época, porém Braille sempre foi um aluno dedicado e estudioso. A falta de livros e as dificuldades de escrita e leitura fizeram com que ele se preocupasse com a necessidade de criar um sistema mais adequado eprático para as pessoas cegas.

Valentin Haüy foi o primeiro a defender o princípio de que, tanto quanto fosse possível, a educação dos cegos não deveria diferenciar-se da dos videntes.
Em 1821, Charles Barbier de La Serre, capitão de artilharia do exército francês, apresentou aos alunos do instituto a “grafia sonora”, desenvolvida por ele desde 1819. Barbier inventou um pequeno instrumento, por meiodo qual, com auxílio de um estilete, era possível gravar no papel todos os símbolos de seu sistema. A essa sonografia mais aperfeiçoada deu o nome de “escrita noturna”, pois não era necessário o uso de lápis nem tinta. Contando os pontos com os dedos, por meio do tato, conseguia-se decifrar mensagens no escuro; esse sistema foi usado para a comunicação entre soldados e suas tropas em momentos deguerras e conflitos. Ocorreu a Barbier, então, colocar esse sistema a serviço dos cegos, transformando-o no que chamou de “grafia sonora”. Braille, apesar de achar o sistema complicado, aprendeu rapidamente a grafia, que foi adotada no instituto como uma ferramenta auxiliar de ensino. Os alunos do instituto, incluindo Braille, fizeram sugestões para a alteração desse método, porém Barbier se...
tracking img