Professora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A cegueira é a falta do sentido da visão. A cegueira pode ser total ou parcial; existem vários tipos de cegueira dependendo do grau e tipo de perda de visão, como a visão reduzida, a cegueira parcial (de um olho) ou o daltonismo. A cegueira pode ser congênita ou adquirida. O dano que impede a visão pode ser causado no nascimento, em algum evento ao longo da vida do indivíduo ou ainda no úteromaterno. Deficiência visual é uma categoria que inclui pessoas cegas e pessoas com visão reduzida. Na definição pedagógica, a pessoa é cega, mesmo possuindo visão subnormal, quando necessita da instrução em braile; a pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com auxílio de potentes recursos ópticos (Instituto Benjamin Constant, 2002)
A definição clínica afirma como cego oindivíduo que apresenta acuidade visual menor que 0,1 com a melhor correção ou campo visual abaixo de 20 graus; como visão reduzida quem possui acuidade visual de 6/60 e 18/60 (escala métrica) e/ou um campo visual entre 20 e 50 graus, e sua visão não pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico nem com óculos convencionais (Carvalho, M.L.B. - Visão subnormal: orientações ao professor doensino regular, 1994)
Visão Subnormal é um sub-especialidade dentro da Oftalmologia e Optometria onde os profissionais tratam de pessoas que tenham menos que a visão normal. A Baixa visão pode ser um resultado de fatores congênitos ou adquirida. Um exemplo é a Neuropatia óptica hereditária de Leber e a Degeneração macular relacionada à idade.
== Classificação por baixa visão . ==

Qualquer pessoacom visão reduzida não-corregível é considerada como sendo deficientes visuais, e pode ter um vasto leque de causas. A Organização Mundial de Saúde usa as seguintes classificações de deficiência visual. Quando a visão no melhor olho com a melhor correção é possível com uso de óculos:
* 20/30 a 20/60 : é considerado leve perda de visão, ou próximo da visão normal
* 20/70 a 20/160 : éconsiderada baixa visão moderada, baixa visão moderada
* 20/200 a 20/400 : é considerado grave deficiência visual, baixa visão grave
* 20/500 a 20/1000 : é considerado visão profunda, baixa visão profunda
* Inferior a 20/1000 : é considerado quase total deficiência visual, cegueira total ou quase
* Nenhuma Percepção da luz : é considerada total deficiência visual, cegueira total
Existemtambém os níveis de deficiência visual baseado na perda do campo visual (perda de visão periférica).
Em Acuidade visual existe mais informações e consulta do gráfico internacional de acuidade visual
Nos Estados Unidos, qualquer pessoa com a visão que não possa ser corrigida para melhor que 20/200 no melhor olho, ou tenha 20 graus (diâmetro) ou menos de campo visual é considerado como"legalmente cego" ou elegíveis para deficiência e classificação possível na inclusão de certos programas governamentais.
Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille.
O sistema de Braille aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. umcego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.
Louis Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, LouisBraille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.
A educação dos cegos
Foi no século XVIII que se iniciou, de forma sistemática, o ensino dos cegos. Valentin Haüy (1745-1822), homem de ciência e homem de coração, fundou em Paris, em 1784, a primeira escola destinada à educação dos cegos e à sua preparação profissional.
Homem de coração, Valentin Haüy teve a ideia de instruir os cegos...
tracking img