Sintese do acetato de isoamila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de artigo: Enzimas termoestáveis

* Comente os fatores envolvidos na estabilização da estrutura terciária de uma proteína.
* O que são enzimas? Em qual aspecto as enzimas se diferenciam das proteínas?
Praticamente toda a enorme variedade de reações bioquímicas que constituem a vida é mediada por uma série de catalisadores biológicos impressionante, que são conhecidos comoenzimas.
* Comente o que são co-fatores e coenzimas?
Os co-fatores funcionam como se fossem “dentes químicos” das enzimas. Os co-fatores podem ser íons metálicos tais como o Zn+ necessário para a atividade catalítica da carboxipeptidase A, ou moléculas orgânicas conhecidas como coenzimas, tais como NAD+ . As coenzimas são modificadas quimicamente nas reações enzimáticas em que participam. Assim,que o ciclo catalítico se complete, as coenzimas devem retornar aos seus estados originais.
* Explique o que é o processo de desnaturação de uma proteína ou enzima. O processo de desnaturação afeta as propriedades das macromoléculas biológicas? Comente.
* Explique como o pH e a temperatura podem influenciar na atividade de uma enzima.
* O que é um organismo mesofílico? O que é umorganismo termofílico?
Organismo mesofílico, são enzimas que se desenvolve em temperatura baixa, na faixa de 20 a 40ºC, assimilando, preferencialmente, as fontes de carbono (açucares aminoácidos e ácidos orgânicos). Organismo termofílico, são enzimas que se desenvolve em temperatura mais elevadas acima de 40ºC.

* Cite as faixas de temperatura para o crescimento ótimo dos organismostermófilos extremos e hipertermófilos.
As temperaturas de organismos termófilos extremos são entre 65 e 85ºC e os hipertermófilos entre 85 até 110ºC.

* Comente resumidamente quais são os aspectos mais importantes envolvidos na adaptação de um organismo a termofilia.
A adaptação de um determinado microrganismo à termofilia envolve aspectos cruciais, como ajustamento da membrana citoplasmática, dasproteínas e do DNA às temperaturas acima da faixa mesofílica. As diferenças entre as membranas de termófilos e de mesófilos consistem, principalmente, na substituição de ácidos graxos insaturados por ácidos graxos saturados. Além disso, a estrutura geral dessas membranas corresponde a uma monocamada lipídica em contraste com o modelo de bicamada formada por ácidos graxos e glicerol das membranasbiológicas convencionais. Essa estrutura diferenciada possibilita a estabilização da membrana citoplasmática em temperaturas em torno de 100 °C.

* A desnaturação de uma enzima é necessariamente irreversível? Explique.
A desnaturação de uma enzima implica a perda de sua forma especial. A proteína nativa é mantida por um delicado balanço de forças não covalentes, como pontes de hidrogênio,pareamento de íons, interações hidrofóbicas e força de Van der Walls. Com o aumento da temperatura, essas interações são rompidas e a proteína se desdobra. Algumas proteínas recuperam sua conformação ativa após o resfriamento, porém, para a maioria, a desnaturação é irreversível.
* Explique por que enzimas desenroladas (desenoveladas) podem se agregar, formando precipitados.
As proteínasdesenroladas formam estruturas dispersas que podem se agregar. Essa agregação ocorre quando resíduos hidrofóbicos, que normalmente ficam no interior da molécula nativa e são expostos ao solvente, em conseqüência do desenrolamento, interagem com outros resíduos hidrofóbicos de outras cadeias desenroladas. Esses agregados precipitam, caracterizando a enzima desnaturada.

* Quais os fatores envolvidosna desaminação de Asn e Gln?
A desnaturação das proteínas também é atribuída à hidrólise de ligações peptídicas, a qual ocorre mais freqüentemente no C-terminal lateral do ácido Aspártico (Asp), em ligações entre Asp’→Prolina (Pro) a qual tem se mostrado ser a mais lábil das ligações peptídicas. Essa maior labilidade deve-se ao fato do nitrogênio(N) da Pro ser mais básico que o de outros...
tracking img