Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é em linhas gerais um sistema operacional?
É o software que executa em modo núcleo e mesmo isso nem sempre é verdade. Parte do problema ocorre porque os sistemas operacionais realizam basicamente duas funções não relacionadas: fornecer aos programadores de aplicativos (a aos programas aplicativos naturalmente) um conjunto de recursos abstratos claros em vez de recursos confusos dehardware e gerenciar esses recursos de hardware. Dependendo do tipo de usuário, ele vai lidar mais com uma função ou outra. A arquitetura da maioria dos computadores em nível de linguagem de máquina é primitiva e de difícil programação, especialmente a entrada/saída. (Livro Sistemas Operacionais Modernos 3° Edição – Andrew S. Tanenbaum, página 2).

2. Quais são os dispositivos básicos que fazemparte do hardware do computador.
Processadores, memória, discos, fitas, dispositivos de entrada e saída E/S, barramentos. (Livro Sistemas Operacionais Modernos 3° Edição – Andrew S. Tanenbaum, página 11).

3. Qual destes dispositivos é o responsável pela comunicação entre todos estes dispositivos?
De maneira geral, os barramentos são responsáveis pela interligação e comunicação dosdispositivos em um computador. A CPU se comunica com um chip ‘ponte’ PCI por meio de um barramento local, e esse chip ponte PCI, por sua vez, comunica se com a memória por intermédio de um barramento dedicado, frequentemente funcionando a 100 MHz. (Livro Sistemas Operacionais Modernos 3° Edição – Andrew S. Tanenbaum, página 18).

4. Diferencie programas e processos?
Um conceito fundamental para todosos sistemas operacionais é o de processo. Um processo é basicamente um programa em execução. Associado a cada processo está o seu espaço de endereçamento, uma lista de posições de memória, que vai de 0 até um máximo, que esse processo e que sofrem alterações de estado. Um programa por si só não é um processo; um programa é uma entidade passiva, nada mais que uma lista com instruções armazenadas emdisco. (Livro Sistemas Operacionais Modernos 3° Edição – Andrew S. Tanenbaum, página 23).

5. Quais são os estados possíveis no ciclo de vida de um processo?
1. Em execução (realmente usando a CPU naquele instante).
2. Pronto (executável; temporariamente parado para dar lugar a outro processo).
3. Bloqueado (incapaz de executar enquanto não ocorrer um evento externo).
Umprocesso pode estar nos estados em execução, bloqueado ou pronto. As transições entre esses estados são mostradas. (Livro Sistemas Operacionais Modernos 3° Edição – Andrew S. Tanenbaum, página 54).

6. Diferencie multiprogramação de programação concorrente.
Multiprogramação: Quando a multiprogramação é usada, a utilização da CPU pode ser aumentada. De modo geral, se o processo médio computa apenasdurante 20 por cento do tempo em que está na memória, com cinco processos na memória a cada vez, a CPU deveria estar ocupada o tempo todo. Esse modelo é otimista e pouco realista, entretanto, uma vez que supõe tacitamente que nenhum dos cinco processos estará esperando por dispositivos de E/S ao mesmo tempo. Um modelo melhor é examinar o emprego da CPU do ponto de vista probalístico. (LivroSistemas Operacionais Modernos 3° Edição – Andrew S. Tanenbaum, página 56).
Programação concorrente: Existem várias notações utilizadas para especificar a concorrência em programas, ou seja, as partes de um programa que devem ser executadas concorrentemente. As técnicas mais recentes tentam expressar a concorrência no código dos programas de uma forma clara e estruturada. A primeira notação para aespecificação da concorrência em um programa foram os comandos FORK e JOIN. (Livro Arquitetura de Sistemas Operacionais 3° Edição – Francis Berenger, página 96).

7. Para que serve o Bloco Descritor de um processo?
O SO executa diversas operações quando cria um processo. Primeiro deve ser capaz de identificar cada processo; portanto designa ao processo um número de identificação PID. Em...
tracking img