Shop floor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Toyota de Produção

O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia de adotar o modelo da Produção em massa.
Devido ao sucesso eresultados obtidos pela Toyota Motors Company, estudos são realizados com o intuito de entender o segredo do sucesso da empresa que é hoje copiada pelos seus concorrentes, assim como também, por outras dos mais diferentes setores.
Segundo Shunichi Kimura, gerente geral do Instituto Toyota e do RH global “a origem da força Toyota é ser capaz de maximizar seu desempenho enquanto organização por meiodo trabalho em equipe e de desenvolver as pessoas por meio do trabalho em si”. Ou seja, a visão, os valores e filosofias da liderança devem estar conectados às atividades diárias no chão de fábrica.

Gestão Chão de fábrica
O Sistema de Desenvolvimento da gestão de fábrica (FMDS) (Floor Management Development System)
O FMDS é o sistema que a Toyota usa para ensinar líderes de grupo e gerentes aadministrar o chão de fabrica. A Toyota descreve os pontos principais de um sistema que alinha a gerencia do chão de fabrica às atividades de desenvolvimento para atingir metas da empresa:
* Demonstrar visualmente a condição de gerência para a oficina e o alinhamento das atividades diárias às metas
* Promover a comunicação em duas vias, criando um ambiente que resolva as condições anormaispor meio de solução de problemas concentrada, determine o apoio e os recursos necessários e desenvolva os membros da equipe.

Desenvolver a mentalidade enxuta é criar um hábito de ser obcecado por fazer melhor. Por hábito, é procurar todos os dias as oportunidades de ser mais rápido ou de reduzir custos em cada tarefa que executar. Em vez de ficar esperando por oportunidades correr atrás delas."O profissional Lean só consegue ser realmente eficiente porque sai do escritório e vai aonde as coisas acontecem, e conversa com gente de outras áreas", diz José Roberto Ferro, do Lean Institute. Para detectar oportunidades de melhorias, o profissional precisa olhar para o negócio como um todo, e não apenas para seu setor. "É comum que o pessoal da área administrativa se concentre apenas na suatarefa, como se estivesse num ambiente isolado", diz Edevaldo de Andrade, gerente executivo da Volkswagen, responsável pela área que, desde 2008, cuida de fazer uso eficiente dos recursos da montadora. "Nosso trabalho é fazer com que todos os colaboradores, do diretor ao operário, tenham claro que nosso objetivo comum é fazer carros e que esse objetivo é maior que as metas departamentais."Falhas de gerenciamento no chão de fábrica

As falhas de gerenciamento no chão de fábrica levam a inúmeros problemas e dificuldades, como funcionários sem a aptidão necessária, a falta de uma definição clara das atividades a serem exercidas que acaba por obrigar os supervisores a direcionarem as tarefas o tempo todo, falta de interesse e aptidão para solucionar problemas na fonte e a não utilizaçãodo poder criativo dos funcionários na solução de problemas que enfrentam diariamente e repetitivamente e, para piorar, a falha de gerenciamento leva à falta de disciplina para seguir os padrões de trabalho. Em raríssimas circunstâncias, é capaz de produzir-se com estas falhas, porém o que é observado é que a eficácia destes processos não são ruins.
Além disso, muitos programas de melhoria falhampela falta de senso de propriedade das pessoas, elas não se sentem proprietárias daquele processo mas se sentem obrigadas a fazê-lo. Ao se sentirem obrigadas, um dos maiores fatores motivacionais acaba-se perdendo – o reconhecimento pelo esforço, pela habilidade, pela capacidade e pela criatividade de realizar um bom trabalho. A falta de senso de propriedade muitas vezes é causada pela falha de...
tracking img