Algoritmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALGORITMOS DE ROTEAMENTO
Os algoritmos de roteamento podem ser agrupados de acordo com sua forma de funcionamento e características. Este capítulo apresenta uma breve explicação e aponta as principais características dos principais tipos de algoritmos de roteamento. Esta classificação é apresentada para algoritmos de roteamento de uma forma geral, sendo também extensível para algoritmos deroteamento para redes ad hoc. É importante salientar que cada algoritmo pode apresentar mais de uma das características descritas abaixo, já que não são mutuamente exclusivas. Por exemplo, um algoritmo pode ser distribuído e apresentar uma abordagem pró-ativa, ou ser adaptativo e hierárquico, ou até mesmo ter estas quatro características.

Os algoritmos de roteamento podem ser classificados em :

Estático ou Dinâmico;
 Os algoritmos de roteamento podem ser agrupados em duas grandes classes: os algoritmos estáticos e os algoritmos dinâmicos [62]. Os algoritmos estáticos, ou não adaptativos, ``aprendem'' as rotas na sua inicialização e após isto estas rotas não sofrem alteração, a não ser em caso de falha. Devido à constante alteração topológica das redes ad hoc, a aplicação deste tipo dealgoritmo não faz sentido, pois não é possível manter a integridade das rotas escolhidas na inicialização da rede.
Algoritmos adaptativos são os que têm a capacidade de mudar suas decisões de roteamento de acordo com o estado da rede. A forma como as informações sobre o estado da rede são obtidas e quais métricas são utilizadas para alteração das rotas variam de algoritmo para algoritmo. Pode-seperceber facilmente que este tipo de algoritmo é mais indicado para redes ad hoc, devido à sua capacidade de adaptar-se dinamicamente às mudanças de configuração da rede.
 Distribudo ou Centralizado;
 Algoritmos de roteamento podem também ser centralizados ou distribuídos. No modelo centralizado, todas as rotas são criadas por um único nodo da rede. Na forma distribuída, cada nodo repassainformações sobre alterações na rede para os outros nodos, sendo que a rota, neste modelo, é calculada de forma individual em cada nodo.
Algoritmos centralizados têm algumas vantagens sobre os distribuídos. Eles são mais simples e os nodos comuns da rede são liberados do cálculo das rotas, o que torna os programas dessas máquinas mais simples e leves. Infelizmente, roteamento centralizado não é confiável. Nocaso de uma falha no nodo que cria as rotas, toda a rede fica inoperante. É também necessário um consumo extra de banda para a requisição de rotas e a utilização deste tipo de algoritmo depende do tamanho e organização da rede. Outro problema é que se torna necessário uma rota fixa indicando o caminho para o nodo encarregado de criar as rotas. Por estes motivos, o roteamento centralizado torna-seimpraticável em redes ad hoc.
Os algoritmos distribuídos, por outro lado, são menos sensíveis a falhas do que os algoritmos centralizados. O tráfego referente a mudanças na rede também não representa um grande problema, já que este é distribuído por toda a rede. Entretanto, loops de roteamento são muito mais comuns e difíceis de serem detectados do que em redes centralizadas. Loops de roteamentosão situações em que um pacote fica sendo enviado sempre entre os mesmos roteadores sem nunca chegar ao destino. Por exemplo, o roteador A envia um pacote para o roteador B, que o devolve para o A e assim sucessivamente. Este é um problema comum em redes que sofrem alterações freqüentes nos estados dos links, como é o caso das redes ad hoc.
 Pr-ativo ou Reativo;
 Protocolos de roteamento podemser divididos em pró-ativos ou reativos [43]. Os protocolos pró-ativos são os que tentam obter as informações de roteamento antes que estas sejam necessárias. A idéia é avaliar continuamente as rotas. Dessa forma, quando uma das rotas for requisitada ela pode ser utilizada imediatamente. Já os protocolos reativos esperam que alguma rota seja requisitada para somente aí buscar informações e...
tracking img