Sgdb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LOURENÇO FILHO

Flávio Martins Colares

ANÁLISE COMPARATIVA DE BANCO DE DADOS GRATUITOS

FORTALEZA 2007

FLÁVIO MARTINS COLARES

ANÁLISE COMPARATIVA DE BANCO DE DADOS GRATUITOS

Monografia apresentada à coordenação do curso de Ciências da Computação da Faculdade Lourenço Filho, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação. Orientadora: ValneideCabral, M.Sc.

FORTALEZA 2007

MONOGRAFIA APRESENTADA À COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE LOURENÇO FILHO INTITULADA, ANÁLISE COMPARATIVA DE BANCO DE DADOS GRATUITOS, COMO REQUISITO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE BACHAREL EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.

POR: FLÁVIO MARTINS COLARES

APROVADA EM:10/08/2007 BANCA EXAMINADORA CONSTITUÍDA DOS SEGUINTES PROFESSORES:

Profa. M.Sc.Valneide Cabral Faculdade Lourenço Filho

Profa. Msc Fabiana Gomes Marinho Faculdade Lourenço Filho

Prof. Msc. William de Araújo Sales Faculdade Lourenço Filho

Agradecimentos
Agradeço a professora e orientadora M.Sc. Valneide Cabral, pela dedicação, apoio e encorajamento contínuo para o desenvolvimento deste trabalho, aos demais Professores, pela cobrança e incentivo nas disciplinas poreles ministradas, e todos os

funcionários que fazem esta Instituição de ensino, pelo seu trabalho que em muito contribuiu e auxiliou em nossa trajetória, e à direção da Faculdade Lourenço Filho, pelo apoio institucional e pelas facilidades oferecidas.

DEDICATÓRIA Dedico à minha mulher, Tarcyana, aos meus filhos, Victor e Déborah, pelo apoio, incentivo, contribuição e compreensão durantetodo o curso. Aos meus amigos, colegas de trabalho e faculdade, pela ajuda, incentivo dispensados a mim em toda a elaboração deste trabalho.

RESUMO
Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificaçõesimplica em que o código fonte esteja disponível. Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem sermodificados, nem redistribuídos. A finalidade deste estudo é conhecer um pouco deste mundo livre, buscando conhecer os três maiores expoentes hoje existentes no mercado mundial de SGBD's. Será avaliada a viabilidade da adoção de Banco de Dados Gratuitos, pelas organizações que pretendam adotar a prática da informatização das informações, com integridade dos dados e com redução de custos e serãoanalisados três principais bancos de dados livres que podem concorrer de fato com as grandes empresas como a IBM, Microsoft e Oracle: Firebird 2.0, MySQL 5.0.26 e PostgreSQL 8.2.0. Este trabalho tem como objetivo geral investigar se a adoção de banco de dados gratuitos é segura e viável, e como objetivos específicos: analisar conceitos e características de bancos de dados; e apresentar o que sejambancos de dados gratuitos com suas vantagens e limitações. Quanto ao método de abordagem do presente trabalho, foi feito uso do método indutivo, acompanhado da técnica de pesquisa bibliográfica. Com as consultas a fontes bibliográficas diversas, será possível o exame e estudo do tema sob os mais diversos enfoques e entendimentos, o que propiciará um aprofundamento na matéria e, conseqüentemente, umembasamento teórico para a realização do trabalho e a obtenção dos fins por ele visados. Como resultados finais verificou-se que o MySQL e o PostgreSQL, são os bancos mais utilizados e como se pode ver, possuem muitas facilidades para o dia-a-dia. Além disso, por serem os mais populares, desfrutam de uma grande gama de ferramentas desenvolvidas por terceiros e suporte especializado. Atualmente, ao...
tracking img