O sucesso da linguagem sql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SUCESSO DA LINGUAGEM SQL


Ian Luca LEMOS¹
ian.lemos03@gmail.com¹
Alex Rosch FARIA²
alex@alexfaria.eti.br²
RESUMO

Este trabalho tem por objetivo, apresentar um estudo sobre a evolução histórica e técnica da linguagem de banco de dados líder no mercado, a linguagem SQL. Essa linguagem e suas evoluções têm sido utilizadas como interfaces para muitos Sistemas Gerencial de Banco deDados (SGDB) relacionais comerciais, como exemplo, o SQL Server, MySQL, Oracle e PostgreSQL. A linguagem SQL foi projetada para ser ampla, contendo consultas à tabelas, atualizações, instruções para definição de dados, especificações de restrições e definições de consultas de recuperação complexas, triggers (gatilhos) no Banco de Dados e comandos de modificações. A SQL, é uma linguagem formal paramodelos de banco de dados relacionais, usada para manipular informações e relações e baseia-se na maior parte no cálculo relacional de tupla. Sua primeira implantação foi no System R, um SGDB experimental desenvolvido pela IBM Research no início da década de 70, devido ao tamanho sucesso, a ISO e a ANSI resolveram padronizá-la. Desde então, a SQL é padrão de linguagem para SGDBs relacionaiscomerciais.

Palavras-chave: SQL, SGDB, Banco de Dados.


ABSTRACT

The purpose of this paper, is present a study about the historic evolution and technic of the database language market leader, the SQL language. This language have been used as interfaces to many Systems Management Database (DBMS) relational trade, for example, SQL Server, MySQL, Oracle and PostgreSQL. The SQL language is designedto be comprehensive, containing tables of queries, updates, instructions for data definition specifications, restrictions and definitions of recovery complex queries, triggers in the database commands and modifications. The SQL is a language for formal models of relational database, used to manipulate information and relationships and is based mostly on the tuple relational calculus. His firstdeployment was in System R, an experimental DBMS developed at IBM Research in the early 70's, due to its success, the ISO and ANSI decided to standardize it. Since then, the SQL standard is to language DBMSes commercial relational.

Keywords: SQL, DBMS, Databases.
Acadêmico Ian Luca Lemos – FASUL¹
Docente Alex Rosch Faria – FASUL²



INTRODUÇÃO

A linguagem SQL (Structured QueryLanguage), originalmente denominada de SEQUEL (Structured English Query Language) foi criada na IBM Research em San José, Califórnia, no início da década de 70, para servir de interface a um modelo experimental de banco de dados relacional chamado System R. Após aproximadamente 42 anos, continua sendo a linguagem padrão dos principais bancos de dados relacionais comerciais, como por exemplo, o SQLServer da Microsoft, Oracle da Oracle, Informix Dynamic Server da IBM, entre outros. Estes Softwares citados, definitivamente não são um Sistema de Banco de Dados, mas sim apenas uma parcela dele. Eles são, na verdade, o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. Um Sistema de Banco de Dados compreende desde a aplicação (que irá interagir com o Banco de Dados através do Sistema Gerenciador de BancoDe Dados) passando pelos usuários do Banco de Dados, infraestrutura de redes e chegando no Banco de Dados em si, que é o responsável em estruturar e armazenar os dados em si.
O enorme sucesso da linguagem SQL pode ter sido estabelecido, através da necessidade desses bancos de dados em apresentar ao usuário uma linguagem de consulta mais simples. Devido ao sucesso dessa nova forma de consulta emanipulação de dados, dentro de um ambiente de banco de dados, a utilização da SQL foi aumentando cada vez mais. Com isso uma grande quantidade de SGDB´s foi utilizando como linguagem básica a SQL. A SQL se tornou um padrão de fato no mundo dos ambientes de banco de dados relacionais. Bastava agora se tornar de direito. Em 1982, o American National Standard Institute (ANSI) tornou a SQL padrão...
tracking img