Banco de dados ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

Introdução: 3

MODELO RELACIONAL NORMALIZADO - MRN 4
primeira forma normal 4
DEPENDENCIA FUNCIONAL 5
segunda forma normal 5
TERCEIRA forma normal 5
boyce codd 6
quarta forma normal 6
quinta forma normal 6

PADRÃO SQL 7
DML – Linguagem de manipulação de dados 8
DDL – Linguagem de DEFINIÇÃO de dados 8
DCL – Linguagem DE CONTROLE DE DADOS 8DtL – Linguagem DE TRANSAÇÃO DE DADOS 9
DQL – Linguagem DE consulta DE DADOS 9

PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES 10

CONTROLE DE CONCORRÊNCIA 12

conclusão: 13

referências: 14
Introdução:

Neste trabalho iremos comentar e descrever sobre o Modelo Relacional normalizado e as suas formas, desde da primeira forma normal até a quinta forma normal, comentaremos também sobre opadrão SQL (Structure Query Language). Abordaremos também sobre o Processamento de transações e controle de concorrência.

MODELO RELACIONAL NORMALIZADO - MRN

O processo de normalização significa aplicar algumas regras chamadas de forma normal e isso se inicia sempre pela primeira forma normal, segunda forma normal e depois para a terceira forma normal e nenhuma forma normal deve ser pulada,e se uma forma normal estiver errada não podemos seguir para a próxima até que ela seja totalmente solucionada. Podemos dizer que um modelo relacionar normalizado é adequado a ser um modelo subjacente de um sistema de gerenciador de banco de dados que se baseia no principio em que todos os dados estão guardados em tabelas e toda sua definição é teórica e baseada na lógica de predicados e na teoriade conjuntos e este conceito foi criado por Edgar Frank Codd em 1970, mas a grande verdade o modelo relacional foi o primeiro modelo de dados descrito teoricamente. Analisando pela a definição simplificada, o modelo baseia-se em dois conceitos: conceito de entidade e relação, onde uma entidade é um elemento caracterizado pelos dados que são recolhidos na sua identificação designado por tabela ena construção da tabela identificam-se os dados da entidade a atribuição de valores a uma entidade constrói um registro da tabela e a relação determina o modo como cada registro de cada tabela se associa os registros de outras tabelas. A normalização é uma serie de passos que segue no projeto de um banco de dados que permite um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados relacional eesses passos reduzem a redundancia de dados e as chances dos dados tornarem inconsistentes.

primeira forma normal

O objetivo básico da primeira forma normal é permitir dados serem questionados e manipulados usando uma "sub-linguagem de dados universal" atrelada à lógica de primeira ordem. Podemos tratar da ocorrência de atributos repetidos dentro da mesma entidade, ou seja,se existirem vários atributos que estejam com a mesma finalidade o mesmo domínio e o mesmo significado é necessário remove-los e agrupa-los em outras entidades. Na primeira forma normal precisamos identificar os atributos dentro de uma entidade que representem o armazenamento de um mesmo dado em locais diferentes, podemos interpretar como atributos repetidos.

DEPENDENCIAFUNCIONAL

Para passarmos ao próximo item temos que ter entender de forma clara a dependência funcional que consiste em uma entidade possuir um atributo A e um atributo B, e ela ocorre quando o registro da tabela possui um determinado valor para A e outro determinado valor para B, se isso ocorrer podemos dizer que existe ai uma dependência funcional quando se em um novo registro desta tabela o valorde A e repetir obrigatoriamente o valor de B se repetirá também. Podemos realizar essa leitura da dependência funcional da seguinte forma. A->B a leitura é A determina B ou B depende funcionalmente de A, como por exemplo, sempre que aparecer o nome Marcos e o cargo for Analista, se essa definição ocorrer isto significa que existe uma dependência funcional de A->B.

segunda forma...
tracking img