Pablo picasso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENHO NO CONTEXTO ESCOLAR



Denise Gesser Bugmann

Valéria Silva da Conceição
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART 5041) – Prática doMódulo I
17/06/12



RESUMO


Este paper ira abordar sobre a imaginação e a linguagem expressas no desenho da criança e a aprendizagem dentro do contexto escolar. A arte e a imaginação da criançacomeçam a ser expressas pelo simples ato de rabiscar. A partir de dois anos de idade, a criança começa a ganhar firmeza em seus rabiscos e pouco a pouco seus traços combinados com a imaginação,tornam-se cada vez melhores.


Palavras-chave: Desenho. Criança. Educador.



1 INTRODUÇÃO


As crianças possuem uma incrível capacidade de imaginar e contar diferentes contextos ou mesmoestórias/histórias para seus desenhos. Esses contextos imaginados exprimem o conhecimento que a criança entende ou até mesmo interage a partir da sua realidade. O seu desenho é uma das formas demanifestação da sua linguagem, ou seja, a sua primeira escrita. É de fundamental importância que os educadores observem e dêem atenção à explicação que as crianças relatam de seus desenhos, pois assim, haverá apossibilidade de melhor compreensão do universo infantil e sobre o mundo que as cercam.







2 DESENVOLVIMENTO



É importante ressaltar, que a escrita formal tem seu inicio apartir dos desenhos, pois este também é uma das formas de manifestação e expressão da criança. Com o passar do tempo há um desinteresse pelo desenho, pois a criança à medida que vai crescendo encontraoutras formas de se expressar e o ato de desenhar já não lhe traz a mesma satisfação de antes.


O desenho manifesta o desejo de representação, mas também o desenho, antes de tudo, é medo, éopressão, é alegria, é curiosidade, é afirmação. Ao desenhar, a criança passa por um intenso processo de vivência e de existência. A intenção da criança logo em seus primeiros desenhos não está na...
tracking img