Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Mimosa Laticínios será instalada na área rural de Itabirito, Minas Gerais. A escolha do município se deve ao crescimento econômico, sua localização estratégica ao sul do anel metropolitano e a eventuais investimentos em infra-estrutura viária que poderão, nesta próxima década, traduzir-se numa aceleração dos movimentos migratórios. Considerando as projeções estimativas do IBGE,por volta do ano de 2015, Itabirito terá população residente de quase 50 mil habitantes. A população atual já se aproxima dos 42 mil.

Iniciará suas atividades em 2010 e, para lidar com esse novo mercado que se abre, é preciso definir os canais de comunicação com o público. A escolha se mostrou viável e eficaz: o produto foi apresentado principalmente em Pontos de Vendas, através de degustação ematerial de merchandising. Apesar de empresa relativamente nova, já é detentora de credibilidade junto a fornecedores, clientes e consumidores.

Iniciando suas operações com a tímida atividade de empacotamento de Leite, em apenas seis anos a Mimosa pretende fabricar e possuir um mix de produtos, cobrindo toda a linha de laticínios: leite, queijos, requeijões, iogurtes, coalhadas e manteiga.Estará presente nas grandes redes de supermercados nacionais e regionais, tendo como meta em 2 (dois) anos, 12 (doze) Estados, principalmente Minas Gerais, Goiás e DF.

A rapidez impressionante com que se dará a consolidação da marca Mimosa é resultado da obsessão de seus gestores na construção de uma marca forte e diversificada, oferecendo excelente produto com preços adequados ao mercadobrasileiro.

Com aguçado senso de mercado, a Mimosa Laticínios iniciará suas atividades com uma produção mensal de 30.000 l/mês e contará com 50 funcionários - sendo 10 (dez) ligados ao setor administrativo e 40 (quarenta) a linha de produção.

A relação que a empresa terá com sua comunidade de entorno é um dos principais exemplos dos valores com os quais estará comprometida.

Um entrosamentosaudável e dinâmico com os grupos representativos locais na busca de soluções conjuntas para os problemas comunitários fará do seu empreendimento um parceiro da comunidade, reconhecido e considerado por todos.

























Conhecendo a Comunidade

A Mimosa Laticínios estará instalada nos distritos rurais de Itabirito. De acordo com dados do IBGE, essesdistritos apresentam apenas uma pequena parcela da população, de aproximadamente 9%. Esses dados resultam em uma baixíssima densidade populacional na área, ao ser comparada com a área urbana.

Esses habitantes possuem predominantemente pequenas propriedades atualmente empregadas para a agropecuária, das quais 80% não ultrapassam 50 ha. As atividades de destaque são a criação de bovinos, produção delaranja, banana e café na lavoura permanente e produção de feijão, milho e cana-de-açúcar na lavoura temporária. A produção visa atender o consumo do próprio produtor, sendo comercializado apenas o excedente de produção. A comercialização é feita parte em Itabirito e parte em Belo Horizonte, via negociação direta entre produtores e consumidores.

O destaque da pecuária é o rebanho bovino, comaproximadamente 8000 cabeças. A pecuária leiteira predomina. Cerca de 250 pecuaristas têm uma produção média de 10 mil litros/ano. A atividade gera aproximadamente 200 empregos. A produção tem como destino o próprio consumo, produção e venda de queijos e venda do leite in natura.

Esse agricultores organizam-se predominantemente em associações distritais e de bairros. Dessa forma,a MimosaLaticínios pretende organizar encontros regulares com os representantes dessas associações para criar um simples canal de comunicação entre a empresa e comunidade, facilitando o reconhecimento das demandas e necessidades da região e formação de parcerias.



Ações Práticas

A Mimosa Laticínios preencherá a grande maioria de suas vagas com trabalhadores locais e, dessa forma, pretende ser parte...
tracking img