Relatório de Configuração do SGDB Oracle 11g com Armazenamento ASM

2949 palavras 12 páginas
Relatório de Configuração do SGDB Oracle 11g com Armazenamento ASM

Objetivos
O presente relatório busca descrever um conjunto de passos, de forma detalhada, com finalidade de configuração de uma instância de banco de dados, usando o
SGDB Oracle 11g, configurada para armazenamento ASM. Além disso, serve também de base para manutenção da instância no tocante à parametrização da mesma, porém no nível do essencial e não muito extensivo.

Conceitos Básicos
O que vem a ser ASM?
Podemos visualizar o ASM como uma ferramenta da Oracle que abstrai conceitos de gerenciamento de sistemas de arquivos de disco para um DBA. Com o ASM, que vem do termo em inglês Automatic Storage Manager, o DBA não precisa mais ser conhecedor (ou possivelmente perito) de detalhes físicos dos sistemas de arquivos das diversas arquiteturas disponíveis no mercado, para poder manter seus arquivos de bases de dados. O
ASM cria uma camada lógica de grupos de discos sobre a camada física de discos do host ou grupo de hosts. Ele cria uma abstração sobre os discos físicos, permitindo muitas facilidades ao DBA. Além disso, com o ASM, este ficará ciente de que o SGBD irá espelhar e garantir uma melhor disposição dos dados brutos no disco (ou conjunto de discos). O ASM foi disponibilizado a partir da versão 10g release 1. Com o ASM, o DBA Oracle permite-se ter um sono mais tranquilo.

O Processo
Suposições e notas a respeito do ambiente atual (inicial):
Temos o SGBD configurado para filesystem.
O diretório home de instalação é:
OAL_OE/r/p/rcepout1../aaae
RCEHM=oaapoal/rdc/120dtbs
Os Es vrfcçoéfiacmocmno“co$RCEHM” b: sa eiiaã et o oad eh OAL_OE
● Para todos os comandos usados no relatório foram com o usuário oracle, apenas algumas exceções com usuário root. Quando for usado o root explicitaremos.
● O SID da instância é:
OAL_I=bet
RCESDdts
Os Tmé vrfcd cmeh,“co$RCESD b: abm eiiao o co eh OAL_I”
● Já foram instalados e configuradas os 4 discos extras de 5 Gb

Relacionados