Seria o direito mero instrumento de controle social e organização para manter a ordem ou seria o direito um instrumento de proteção e defesa da pessoa e de transformação social

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
Explique o que é o mundo do SER e do DEVER?
Resp.: Filosoficamente o que consiste no mundo do SER é o fato ocorrido ,é a maneira do sociólogo,mas, baseando-se naquilo que é,determina que algodeva ser,com a previsão de diversas “conseqüências”,caso se verifique a ação ou a omissão,a obediência à norma ou a sua violação.
Essas diferenças vão se refletir na estrutura de qualquernatureza ética, consoante passamos a expor.
A necessidade de SER prevista uma sanção para assegurar o adimplemento do fim visado, já basta para revelar-nos que a norma enuncia algoque deve ser, e não algo que inexoravelmente tenha que ser.
A previsão de um dever, suscetível de não ser cumprido, põe-nos diante de um problema que envolve a substancia da estruturanormativa. É que toda norma é formulada no pressuposto essencial da liberdade que tem o seu destinatário de obedecer ou não oas seus ditames.


Livro: Lições preliminares de Direito
Pagina:35,
Autor: Miguel Reale


- O DEVER SER em consonância com o termo jurídico e obrigação,embora o primeiro apresente um sentimento mais amplo e genérico que o segundo.Aquele se aplica aqualquer relação jurídica,para expressar a conduta exigida,enquanto a vocábulo obrigação diz respeito aos vínculos de conteúdos patrimonial, como os existentes no contrato. Referindo-se à obrigação, PuigBrutal observa que “Muchas veces se emplea como equivalente a deber,y concretamente a ‘deber juridico’, que em realidade s um concepto más amplio que el de obligación”.
Só há deverjurídico quando a possibilidade da violação da regra social.


Livro: Introdução ao Estudo do Direito
Pagina: 319
Autor: Paulo Nader











1- O que são instituições?Resp.: São normas e padrões de conduta desde que segmentados podem dar origem a instituição que podemos definir como “modelos de ações sociais básicas estratificadas historicamente”,destinados a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do Direito como instrumento de controle social
  • Instrumentos de controle social
  • Instrumentos de controle social
  • Instrumentos de controle social/teoria dos circulos
  • OS INSTRUMENTOS DE DEFESA DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
  • INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL: A EXISTÊNCIA DA SOCIEDADE
  • Direito e transformação social
  • Ordem social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!