Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando Marcia chegou à aula, que já estava acabando. Silenciosamente encaminhou-se para o fundo da sala, sentou-se e ficou ali ouvindo o professor que concluía uma aula deIntrodução ao Direito, afirmando que aquela disciplina tem como principais objetivos abrir para os alunos as portas do Direito e despertá-los para o gosto e o entusiasmopelo Direito.
Que um dos objetivos da Introdução ao Direito é estimular a reflexão do aluno sobre o que é o Direito e o papel que desempenha ou pode desempenhar dentro daestrutura social.
Por fim o professor deixou duas questões na lousa para os alunos responderem. Marcia pede então a você, seu colega de classe, que o ajude nesta tarefa. Vamosàs questões: 
1 - O que é o Direito? – É possível definir o termo “Direito” de maneira homogênea e definitiva? 
2 - Seria o Direito mero instrumento de controle social eorganização para manter a ordem? – ou será o Direito um instrumento de proteção e defesa da pessoa e de transformação social?





1 – Direito é a Ciência que estuda asnormas de conduta social oficializadas pelo Estado. Normas que possuem o objetivo de organizar a sociedade em busca do bem comum.

Não é possível definirmos. Pois existemmuitas teorias a cerca de tal conceito como por exempo: o conceito positivista, naturalista, realista, entre outros.



2- O Direito é um instrumento de proteção edefesa da pessoa e de transformação social já que, ao votar, estamos exercendo o Direito Constitucional de escolher nosso representante, sendo que tal representante seráresponsável pela criação, revogação, ou reforma do ordenamento jurídico estatal de acordo com sua respectiva função. Ou seja, as leis que se adéquam à população e não a recíproca.
tracking img