Caso concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito é fruto da sociedade, não a cria nem a domina, apenas aexprime e modela. Tais conhecimentos serão base para a compreensão futura da disciplina Sociologia Jurídica e Judiciária.
Para tal, serão utilizados os seguintes casos:
 
Caso Concreto
Função socialdo Direito
Quando Paulo Roberto chegou, a aula já estava acabando. Silenciosamente, encaminhou-se para o fundo da sala, sentou-se e ficou ali ouvindo o professor que concluía uma aula de Introduçãoao Direito, afirmando que aquela disciplina tinha como principais objetivos abrir para os alunos as portas do Curso de Direito e despertá-los para o gosto e o entusiasmo pelo Direito e que um dosobjetivos da Introdução ao Direito é estimular a reflexão do aluno sobre o que é o Direito e o papel que desempenha ou pode desempenhar dentro da estrutura social.
Por fim, o professor deixou duasquestões na lousa para os alunos responderem. Paulo Roberto pede, então, a você, seu colega de classe, que o ajude nesta tarefa. Vamos às questões:
1.   O que é o Direito?  É possível definir o termo“Direito” de maneira homogênea e definitiva?
 O Direito é lei e ordem, é um conjunto de regras obrigatórias que permitem a convivência social graças aos estabelecimento de limites a ação de cadamembro da sociedade. Mas o termo “Direito” não pode ser definido de maneira definitiva e homogênea, pois o direito se apresenta de diversar formas em função de diversos campos de interesse, o querefelte nas normas Juridicas.

2.   Seria o Direito mero instrumento de controle social e organização para manter a ordem?  Ou seria o Direito um instrumento de proteção e defesa da pessoa e detransformação social?
O Direito é um instrumento de proteção e defesa da pessoa e de transformação social, o Direito ele é criado pela sociedade para reger a própria vida social, por isso não é...
tracking img