Separar e purificar - processos de separação e purificação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Cacilhas-Tejo
Disciplina: Física e Química A Ano lectivo: 2010/2011

Parte 1: 24/9/2010 - Parte 2: 1/8/2010

Título – “Separar e Purificar”

Objectivos
Os objectivos desta actividade experimental foram a análise de misturas, heterogéneas e homogéneas e também soluções e, ainda, a aprendizagem de métodos de separação e purificação dos constituintes das mesmas. Arealização desta experiência tinha também como objectivo a nossa percepção dos vários processos de separação e purificação misturas existentes.
O principal objectivo desta experiência foi a obtenção da substância iónica (cloreto de sódio), o “sal”, que foi misturado com outras substâncias e sofreu processos de separação e purificação.

Introdução
Nesta experiência utilizámos as técnicas de separação epurificação, como o próprio nome indica, para separar e purificar uma determinada substância.
As misturas podem ser homogéneas, heterogéneas ou coloidais. Nas misturas homogéneas é impossível identificar os seus constituintes, ao contrário das heterogéneas; nas misturas coloidais é possível identificar os constituintes ao microscópio.
Para realizarmos esta experiência foi necessária a pesquisados processos de separação e das técnicas necessárias à sua aplicação, tendo elas sido:
- a dissolução: aplicada na experiência de modo a dissolver o sal, sabendo que a areia não se dissolveria na água;
- a decantação sólido-líquido: aplicada na experiência de modo a separar a fase sólida (areia) da fase líquida (água + cloreto de sódio);
- a filtração por gravidade: aplicada na experiênciade modo a filtrar quaisquer partículas de areia que pudessem existir em suspensão na fase líquida (água + cloreto de sódio);
- a evaporação rápida: aplicada na experiência de modo a separar a água do cloreto de sódio, de modo a obtermos o resíduo seco, o sal;
- a destilação simples: aplicada na experiência de modo a separar a água do cloreto de sódio, com o objectivo de obtermos o resíduo seco,o sal, obtendo-se também o 1º destilado, a água;
- a evaporação lenta: aplicada na experiência de modo a mostrar-nos a acção de evaporação da água de um modo mais lento, com o objectivo de obtermos cristais de sal maiores e também visualizarmos como decorre nas salinas.

Plano e Execução – parte 1 (24-9-2010)
Material Reagentes
Funil de líquidos Areia
2 gobelés, ou copos deprecipitação Cloreto de Sódio (Sal)
Vareta de vidro Água
Espátulas de meia cana
Esguicho
Suporte universal
Argola de suporte para funis
Nozes

Procedimento
No início da actividade experimental foram-nos atribuídos 2 gobelés e uma vareta de vidro. Dentro do interior do gobelé, colocámos um pouco de sal, correspondendo à quantidade retirada com a espátula de meia-cana. A seguirefectuámos o mesmo para colocar a areia.
Misturámos os dois materiais com uma vareta de vidro, tornando-se numa mistura heterogénea (sendo possível visualizar os seus constituintes) de areia + sal. Após termos feito esta mistura, o nosso objectivo era separar o sal e purificá-lo. Para tal usámos a dissolução, ou seja, acrescentámos água de modo a dissolver totalmente o sal.
Após todos estespassos, obtivemos 2 fases:
Fase sólida – areia, partículas de maior granulometria depositadas no fundo e as de menor granulometria em suspensão na solução (água + cloreto de sódio).
Fase líquida – água mais o sal dissolvido.
Depois de obtermos estas 2 fases, procedemos à separação, através da decantação, dos componentes sólidos que sedimentam numa fase líquida; no entanto, antes de aplicarmos adecantação, deixámos repousar os sedimentos.
Após decantar a mistura era necessário filtrá-la de modo a retirar qualquer partícula que ainda pudesse estar em suspensão na solução e, para fazer a filtragem, foi necessário montar um suporte universal com uma argola para funis e nozes para a prender.
Para aplicarmos a filtração à solução foi necessário usar um filtro de pregas, de modo a...
tracking img