Tipos de diodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIODOS

Ponte Retificadora
São quatro diodos interligados dentro de uma única cápsula. É usada para substituir os quatro diodos do circuito retificador de muitas fontes de alimentação. Sua principal vantagem é ocupar menos espaço que os diodos separados. Abaixo vemos o aspecto físico e o símbolo:

Diodos Semicondutores
É um dispositivo ou componente eletrônico compostode cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício).

O que são diodos?
Diodo semicondutor é um dispositivo ou componenteeletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação. Diodo - componente que basicamente permite a passagem da corrente elétrica majoritária somente num sentido , são dispositivos semicondutores feitos de silício ou germânio, formando uma estrutura chamada de junção PN. (Positivo e Negativo)

-Alguns Tipos de diodos:
DIODO ZENER
Eleva a corrente reversa, promovendo a multiplicação dos portadores adicionais. Este processo se dá quando o diodo é polarizado reversamente, à medida que a tensão reversa se eleva é desenvolvido um campo de grande intensidade na sua junção, o que acelera os portadores fazendo romper as ligações covalentes mesmo que os portadores não possuam energiasuficiente para romper ligações covalentes, dependendo da tensão aplicada e da corrente esta ruptura pode ocorrer.
O campo elétrico da tensão reversa possui intensidade para atuar nos elétrons de valência e tira-los de suas ligações covalentes possibilitando iniciar a ruptura. A ruptura por efeit Zener é sofrida pelos diodos Zener com dopagem muito forte.O diodo zener, chamado também de diodo reguladorde tensão constante ou diodo de ruptura.Sua característica principal é a regulação de tensão aplicada com a variação da corrente. Este comportamento se deve ao fato de que o diodo zener é fabricado para funcionar em na região de ruptura, onde um diodo retificador não funciona.

LED
É um tipo especial de diodo que se acende, e é usado em um circuito para mostrar que uma corrente estácirculando.Algumas vezes um LED tem uma ponta mais curta do que a outra. A mais curta é chamada negativa e a maior é a positiva. A negativa pode também ter um lado achatado no revestimento plástico para ajudar a identificação. É importante conectar os terminais de um LED de forma correta em um circuito.

ACOPLADOR ÓTICO
Um fotodiodo trata-se de um diodo polarizado reversamente e sensível a luz. O aumentoda intensidade da luz aumenta a sua corrente reversa. Caracteriza-se pelo seu em capsula mento transparente e uma conexão de fibra ótica responsável pela sensibilidade à luz.Um led e um FOTODIODO
em um mesmo encapsula mento chamamos de "ACOPLADOR ÓTICO"
Sua principal característica é isolar seus circuitos de entrada esaída. Quando a tensão de entrada é variada, varia também a luz, afetandoassim a tensão de saída. O acoplador ótico é útil em aplicações que envolvem alta tensão entre dois circuitos.

- Os diodos Schottky: são muito usados em circuitos onde são necessárias altas freqüências. Trata-se de um diodo especial com um tempo de recuperação reversa (tempo do chaveamento da condução para o corte) de aproximadamente zero.
 
- Os diodos PIN : São geralmente usados nos circuitosde comunicação microondas e RF. É formado por um material intrínseco (puro) colocado entre um material tipo P e um material tipo N, como mostra sua simbologia acima. Sua resistência é variada de acordo com acorrente, operando assim como um resistor variável.
-Diodo túnel: Os diodos PIN são geralmente usados em osciladores de alta freqüência devido a sua resistência negativa. Nestes diodos...
tracking img