Sistema toyota de adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

Em agosto de 1945, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, foram atingidas por duas bombas atômicas, proporcionando ao mundo um “espetáculo” de destruição que conferiu aos Estados Unidos a hegemonia mundial. Em setembro daquele mesmo ano, o Japão assina sua rendição pondo fim à segunda guerra. Até então, os japoneses não possuíam nada mais do que as ruínas das cidades e oorgulho nacional ferido.
Sob intervenção americana, o país passou por reformas políticas e iniciou a recuperação de sua economia. O desafio da sociedade nipônica no pós-guerra era recuperar a soberania e restaurar o orgulho ferido, através do aprimoramento da qualidade das atividades prestadas para o desenvolvimento nacional. Assim, em 1946, foi criado o Sindicato dos Cientistas e Engenheiros doJapão (JUSE), uma entidade privada sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento nas indústrias nacionais. Este sindicato no ano de 1950 convidou o consultor norte-americano Wiliam Edward Deming para ministrar um curso de controle estatístico da qualidade. A partir daí, Deming elabora relevantes princípios para o desenvolvimento da qualidade japonesa envolvendo não somente técnicos eengenheiros, mas a alta administração de importantes corporações nacionais. Quatro anos mais tarde, a JUSE convida outro consultor norte-americano, Joseph Juran, para ensinar sobre administração do controle de qualidade, a partir da perspectiva de uma administração total. Desde então, um modelo de controle de qualidade total passou a ser idealizado e elaborado pelos gestores japoneses. Consequentemente,os resultados dessas ações, devolviam gradativamente aos japoneses, o que haviam perdido após a guerra: o respeito e o reconhecimento.
A marca japonesa Toyota foi fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda. Mas a história da Toyota começa em 1919, com a fundação da Toyoda Spinning and Weaving Company por Sakichi Toyoda, pai de Kiichiro. Sakichi Toyoda foi o responsável pela invenção da primeira máquinaelétrica de fiar do Japão.
Em 1924 com a ajuda do seu filho, Sakichi Toyoda produziu uma máquina de fiar totalmente automática. Dois anos depois o nome da marca é alterado para Toyoda Automatic Loom Works.
Em 1933 depois de incentivos do governo japonês, Kiichiro Toyoda cria uma divisão automóvel, utilizando como financiamento a venda dos direitos da patente sobre a máquina de fiar automática.Em 1936 começa a produção do Toyota Modelo AA e um ano mais tarde é fundada a Toyota Motor Company.
Com o início da II Guerra Mundial a Toyota começou a produzir caminhões militares para o exército japonês, regressando à produção automóvel, apenas no final da guerra. Para isso lançou em 1947 o Toyota Modelo SA.
Eiji Toyoda e Taiichi Ohno (o primeiro, um dos Executivos e membro da famíliafundadora da Toyota Motors e o segundo, chefe de engenharia da empresa), ousaram e após uma visita à Ford nos Estados Unidos em 1950, reinventaram o processo produtivo da Toyota,denominando Sistema Toyota de Produção. Este revolucionário sistema conquista o mundo na década de 1970 pelos méritos dos resultados obtidos através de uma eficiente gestão.
Hoje, a organização é a número 1 da indústriaautomobilística, além de revolucionar a indústria, a Toyota ultrapassa a General Motors como a maior montadora de carros do planeta.
É diante deste cenário marcado por constantes mudanças e inovações que inicia o desafio de realizar uma análise das influências culturais do Sistema Toyota de Produção e o efeito sobre os colaboradores da corporação dentro do ambiente organizacional da Matriz no Japão.

2- A FILOSOFIA TOYOTA NA CULTURA E MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES:
Guerra ao desperdício, produção flexível e automatizada, grupos de trabalho autogeridos, administração enxuta, produção enxuta para produzir na quantidade certa, ciclo de PDCA, alta qualidade e preço baixo. Estas ideias formam a base da cultura da organização, diretamente englobadas com a filosofia do aprimoramento contínuo, o...
tracking img